Após novo pacote, Câmara tem 12 projetos do Executivo a serem votados

Prefeito Bruno Reis envia mais 7 matérias; Após novo pacote, Câmara tem 12 projetos do Executivo a serem votados

Por João Tramm.

Após novo pacote, Câmara tem 12 projetos do Executivo a serem votados. As 7 novas matérias enviadas pela gestão Bruno Reis abrangem desde a gestão do patrimônio público até políticas sociais, inovação tecnológica, saneamento e segurança alimentar. Apesar disso, a Casa já tinha uma série de matérias elaboradas pelo gestor municipal esperando para serem analisadas.

Mesmo com essa diversidade de pautas, o esperado Plano de Desenvolvimento Urbano (PDDU) não foi enviado e fontes ouvidas pelo Aratu On já cravam sua entrega apenas em 2026.

Nesta semana, o legislativo municipal já deve colocar em pauta 4 projetos do Executivo para discussão plenária, dentre eles algumas polêmicas como o subsídio ao transporte público e projeto da LOUS. Esse segundo o Ministério Público chegou a defender que só fosse tramitado após a aprovação do PDDU, o que não foi acatado pela classe política. 

Após novo pacote, Câmara tem 12 projetos do Executivo a serem votados

Além desses itens engatilhados para votação, a Casa tem uma matéria emperrada. O imbróglio surge com a ausência do secretário de Educação, Thiago Dantas, para discutir o projeto enviado pela Prefeitura que formaliza o acordo que encerrou a greve dos professores. A expectativa é que na próxima terça (23) o secretário esteja presente para que a reuniçao adiada seja realizada e o assunto volte a pacificar em sua tramitação.

Para aumentar o acúmulo de pautas, a Casa recebeu, com publicação no Diário Oficial nesta sexta (19), mais um pacote do Executivo, dessa vez com sete matérias. O Plano Plurianual (PPA), com o foco nas diretrizes da gestão, e o projeto de desafetação de sete imóveis geraram repercussão desde quando foram entregues. Saiba quais mais projetos chegaram ao Legislativo nesta semana:

Novo Pacote

Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PLC nº 04/2025)

O projeto cria o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), que terá vigência de 30 anos, orientando Salvador na direção de uma cidade guiada por dados (data-driven), a partir da?

  • Reestruturação da gestão tecnológica: A Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (COGEL) será transformada na Companhia Salvador Cidade Inteligente (SMART), responsável pela execução de projetos de cidade inteligente e gestão da informação.

  • Criação do Programa Ambiente Regulatório Experimental – Sandbox Salvador, que permite a startups testar novos modelos de negócio em condições regulatórias simplificadas, aproximando setor público e privado em um ambiente urbano real.

Política Municipal de Saneamento Básico (PL nº 394/2025)

O projeto institui a Política Municipal de Saneamento Básico e aprova o Plano de Saneamento Básico Integrado (PMSBI) de Salvador, com horizonte de 20 anos.

  • Universalização: O plano prevê abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem, manejo de águas pluviais e resíduos sólidos.

  • Financiamento e regulação: Cria o Fundo Municipal de Saneamento Básico (FMSB) e define a ARSAL como agência reguladora e fiscalizadora.

  • Investimentos prioritários: Drenagem, expansão do esgotamento sanitário e desativação de algumas ETEs.

Medidas Fiscais e Tributárias (PL nº 396/2025)

Este projeto altera o Código Tributário e de Rendas do Município, com foco em recuperação de créditos e atualização de normas fiscais. Entre os pontos principais:

  • Transação de dívidas: negociação de créditos tributários e não tributários, incluindo débitos de difícil recuperação ou de baixo valor.

  • Tributação de plataformas digitais: define a responsabilidade de retenção do ISS para serviços digitais prestados em Salvador, mesmo que sediados em outro município.

  • Anistia de multas no transporte: para concessionárias e permissionários de ônibus, desde que os débitos estejam transitados em julgado.

  • Regularização cadastral e conformidade fiscal: criação de programas de conformidade tributária e integração com o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (SINTER).

Política de Empregabilidade para População em Situação de Rua (PL nº 397/2025)

Voltado à inclusão socioeconômica, o projeto institui a Política Municipal de Empregabilidade e o Programa Vida Nova Empregabilidade.

  • Estrutura do programa: diagnóstico, qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e acompanhamento psicossocial.

  • Incentivos empresariais: empresas que contratarem egressos recebem ressarcimento de até 10% do salário-base (limitado a dois salários mínimos) e selo honorífico de reconhecimento.

  • Contrapartidas sociais: obrigatoriedade de destinar 5% dos postos de trabalho temporário para beneficiários em eventos culturais ou licenças especiais.

Criação do SISAN Municipal (PL nº 393/2025)

O PL nº 393/2025 cria os componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

  • A proposta estabelece parâmetros para a elaboração da Política Municipal e do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN), visando garantir o direito humano à alimentação adequada.
  • O projeto ainda incentiva a agricultura urbana, com foco na produção local e no acesso a alimentos de qualidade para a população.

Reginaldo Ipê/CMS

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.