Avião com deputado federal e vereador faz pouso forçado e pega fogo em Rondônia
O avião com o deputado federal Maurício Carvalho (União-RO) e o vereador Márcio Pacele (Republicanos) fez um pouso forçado e pegou fogo em Rondônia, neste sábado
Por Lucas Pereira.
Um avião que transportava o deputado federal Maurício Carvalho (União-RO) e o vereador Márcio Pacele (Republicanos) realizou um pouso forçado e, em seguida, pegou fogo no distrito de Extrema, em Porto Velho (RO), na tarde deste sábado (20). Apesar do incidente, ninguém ficou ferido, segundo informações preliminares.

Nas redes sociais, o próprio deputado tranquilizou a população e explicar o ocorrido. Segundo Carvalho, a aeronave apresentou uma pane durante o voo, o que obrigou o piloto a realizar o pouso de emergência. O parlamentar, o vereador e assessores estavam na região cumprindo compromissos de trabalho.
Em vídeo publicado após o incidente, o deputado afirmou que todos os ocupantes estão bem e que o grupo retornava por via terrestre. “Nós estamos voltando agora, neste momento, para casa, de carro, saindo de Extrema. Peço compreensão porque não vou conseguir atender todas as ligações. Saímos cedo para trabalhar e, infelizmente, aconteceu isso”, declarou.
O Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado para atender a ocorrência, segundo o g1. A aeronave envolvida é um bimotor turboélice Hawker Beechcraft, fabricado em 2009, pertencente à empresa Crescit Multi Investments e Aviation Solutions Ltda. O avião, de matrícula PS-GAC, possui certificado de aeronavegabilidade válido até junho de 2026, mas não tem autorização para operar voos comerciais, sendo destinado exclusivamente ao uso privado do proprietário.
Outros casos de acidente com avião
No último dia 14 de dezembro, uma aeronave de pequeno porte caiu no município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. O acidente deixou dois ocupantes feridos, segundo informações das autoridades de resgate.
De acordo com relatos colhidos no local, a queda ocorreu logo após a decolagem, quando o avião teria apresentado perda de potência. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), por meio da guarnição de Pau dos Ferros, foi acionado imediatamente e deslocou um trem de socorro para atender à ocorrência.
Em janeiro deste ano, um avião monomotor caiu em uma área de mata no município de Prado, no extremo sul da Bahia. Um homem morreu e outro ficou ferido após a queda.
Segundo informações da Polícia Civil, o acidente ocorreu nas proximidades da Rua Projetada, no bairro Caminho do Mar.
Por meio de imagens que circulam nas redes sociais, o monomotor destruído em decorrência da queda. Testemunhas relataram que o avião estava voando muito baixo, emitindo um barulho "estranho" antes de cair.
Um caso parecido aconteceu em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, em julho. Um avião de pequeno porte caiu em uma área rural próxima à Estrada Municipal José Domingues Netto. Duas pessoas morreram no acidente, segundo confirmação do Corpo de Bombeiros.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).