Trânsito e transporte na Bahia: veja modais, obras, mudanças e desafios
Veja como está o trânsito e transporte na Bahia: confira os modais, obras, mudanças e entenda os desafios de infraestrutura rodoviária do estado
Por Laraelen Oliveira.
Na Bahia, os meios de transportes têm chamado atenção pela sua diversificação quando se trata das formas de locomoção. Em Salvador, onde se concentra o maior número dessa diversidade, o ônibus tradicional, metrô, BRT, e motoristas particulares por aplicativo fazem parte de um aglomerado de desafios e mudanças constantes de adaptação. A necessidade de fortalecer o setor rodoviário da capital evidencia fragilidades na infraestrutura urbana e levanta debates sobre a desigualdade na oferta de modais, já que essa diversidade não se estende ao interior do estado.
Diante desse cenário, o Aratu On reuniu as principais informações sobre Transporte e Trânsito, com o objetivo de analisar todos os modais, obras, mudanças e desafios que a cidade enfrenta e juntamente discutir como os efeitos da rede de mobilidade afetam os cidadãos soteropolitanos.
Como funciona o sistema de transporte público na Bahia?
O sistema de transporte público em Salvador é composto por diferentes modais, entre eles, os mais usados são os ônibus, metrô e BRT, que buscam atender às necessidades da população de forma integrada.
A Rodoviária de Salvador é um dos principais terminais do estado e um ponto estratégico para quem precisa se deslocar dentro da capital ou para cidades do interior e outros estados. Com mais de 370 linhas urbanas, metropolitanas e intermunicipais previstas na nova estrutura, que deve ser entregue em outubro de 2025, o terminal será totalmente acessível e integrado a outros modais, como ônibus e metrô, facilitando a mobilidade dos passageiros .
O metrô de Salvador, administrado pela CCR Metrô Bahia, é outro pilar essencial do transporte na capital baiana. Com funcionamento diário das 5h à meia-noite, o metrô conecta pontos estratégicos da cidade, incluindo o Aeroporto Internacional, e permite integração com ônibus urbanos e o BRT, ampliando significativamente a cobertura da rede de transporte público. A Linha 1 liga a Lapa a Pirajá, enquanto a Linha 2 conecta o Acesso Norte ao aeroporto, atendendo a milhares de passageiros diariamente e oferecendo uma alternativa mais rápida e confortável ao transporte rodoviário convencional.
Apesar de contar com duas modalidades aparentemente acessíveis, esses meios contam com diversos reajustes tarifários. Em 2025, as tarifas do transporte público em Salvador foram reajustadas, passando a R$5,60 para a passagem de ônibus, gerando discussões sobre o equilíbrio entre o custo e a qualidade do serviço oferecido à população. Apesar do aumento, a cidade tem investido na modernização da rede de transporte coletivo, com destaque para a expansão do BRT, a renovação da frota de ônibus e a melhoria da integração entre os diferentes modais.
A cidade também conta com o ferry boat Salvador–Itaparica, administrado pela Internacional Travessias, que permanece como uma alternativa essencial para passageiros que precisam se deslocar entre a capital e a ilha. No entanto, a alta demanda, especialmente durante feriados e finais de semana, ainda provoca longas filas, exigindo planejamento por parte dos usuários.
Essas medidas refletem o esforço contínuo da prefeitura e das empresas responsáveis pelo transporte público em Salvador para tornar a mobilidade urbana mais eficiente, acessível e integrada, buscando oferecer soluções que atendam tanto às necessidades de deslocamento quanto à qualidade do serviço prestado à população.
Principais vias, rodovias e corredores urbanos
A Bahia conta com uma malha viária extensa que conecta a capital, Salvador, às demais regiões do estado e ao Nordeste brasileiro. Entre as principais rodovias estaduais estão a BA-099 (Estrada do Coco/ Linha Verde), que liga Salvador à Costa do Sauípe e à região norte; a BA-526 (CIA-Aeroporto), fundamental para o acesso ao Aeroporto Internacional; e a BA-001, que percorre o litoral sul do estado. Além das rodovias estaduais, a Bahia é cortada por trechos de rodovias federais, como a BR-101, a BR-116 e a BR-324, que garantem a ligação entre Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e outras cidades estratégicas.
Dentro de Salvador, os corredores urbanos têm papel essencial para o fluxo diário de veículos e transporte coletivo. As avenidas mais importantes, como a Avenida Paralela (Luís Viana Filho), a Av. ACM, a Av. Bonocô e a Av. Suburbana (Afrânio Peixoto), concentram grande parte do tráfego da cidade e das linhas de ônibus. Para melhorar a mobilidade, a prefeitura investiu na criação de corredores exclusivos para o BRT, priorizando transporte coletivo e reduzindo o tempo de viagem, especialmente nos horários de pico. Esses investimentos mostram o esforço da gestão pública em modernizar o sistema viário, integrando rodovias, corredores urbanos e modais de transporte público.
Ônibus, metrô e integração metropolitana
O transporte público em Salvador combina diferentes modais com o objetivo de oferecer mobilidade eficiente à população. O sistema de ônibus urbanos atende a grande parte da capital e permite integração com linhas metropolitanas, garantindo que bairros distantes tenham acesso a centros comerciais, escolas e terminais de transporte, além de possibilitar que seus usuários economizem mais ao usar o transporte público. Apesar do aumento das tarifas dos ônibus, a prefeitura e a Semob continuam investindo na modernização da frota e na melhoria da experiência dos usuários.
O metrô de Salvador, administrado pela CCR Metrô Bahia, é um dos principais eixos da mobilidade urbana, conectando pontos estratégicos da cidade, como o Aeroporto Internacional, e que também oferece a possibilidade de integração com linhas de ônibus e o BRT.
A integração metropolitana é um dos pilares da mobilidade em Salvador. O uso de cartões únicos, como o SalvadorCard e o Metropasse, permite que os passageiros utilizem ônibus urbanos, linhas metropolitanas e o metrô com tarifas integradas, sem a necessidade de pagar múltiplas passagens. Essa estratégia busca reduzir o tempo de deslocamento e tornar o transporte coletivo mais acessível, promovendo uma rede de mobilidade mais coesa e funcional para toda a população soteropolitana.
Situação do trânsito em Salvador e interior
O trânsito em Salvador difere em muitos aspectos em relação ao interior da Bahia, refletindo tantos os avanços que a região metropolitana está fazendo parte, quanto aos desafios de levar esse desenvolvimentos aos interiores do estado. A infraestrutura rodoviária no interior da Bahia enfrenta sérios desafios que comprometem o desenvolvimento econômico e social da região. Estudos do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (DER-BA) apontam que 90% da malha rodoviária estadual apresenta condições ruins ou péssimas de trafegabilidade, com pavimentação asfáltica comprometida e sinalização deficiente. Essa realidade impacta diretamente o escoamento da produção agrícola e dificulta o acesso da população a serviços essenciais, como saúde e educação.
Já na capital, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou uma redução de 19% no número de mortes no trânsito no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse resultado positivo é atribuído a ações como a readequação de limites de velocidade, fiscalização intensificada e campanhas educativas, como o programa “Volta às Aulas”, promovido pela Transalvador para sinalizar pais e responsáveis sobre os perigos no trânsito.
Novas obras, mobilidade e desafios da infraestrutura urbana
Em 2025 a Prefeitura de Salvador deu foco a intensificar os esforços para modernizar sua infraestrutura de mobilidade, com foco em sustentabilidade, eficiência e conforto para a população baiana. Um dos principais projetos é a aquisição de 100 ônibus 110% elétricos, financiados pelo Banco Mundial por meio de crédito internacional de US$94 milhões. Esses veículos serão incorporados ao sistema BRT da cidade, alinhando-se à meta de reduzir a emissão de poluentes e promover uma mobilidade urbana mais limpa e inovadora. A iniciativa integra uma série de medidas que visam transformar Salvador em uma referência nacional em transporte sustentável, aproveitando tecnologias modernas e recursos internacionais.
Além da renovação da frota com veículos elétricos, a Prefeitura de Salvador entregou 105 novos ônibus com ar-condicionado em 2024 e prevê mais 170 unidades em 2025. O objetivo é climatizar 100% da frota urbana até o final do mandato, melhorando a experiência dos usuários, especialmente durante os períodos de alta temperatura e trânsito intenso. Paralelamente, a Linha B1 do BRT, que conecta a Rodoviária à Pituba, passou a operar com horários ampliados e maior número de viagens, aumentando a eficiência do serviço e reduzindo o tempo de deslocamento de milhares de passageiros diariamente, como mencionado anteriormente.
Além do transporte sobre pneus, o Governo do Estado da Bahia avança na expansão de 107 km de linhas de transporte e na implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), fortalecendo a integração entre diferentes modais e melhorando a cobertura da cidade. As obras buscam enfrentar desafios históricos da infraestrutura urbana, como congestionamentos, falhas na sinalização e falta de integração entre ônibus, metrô e BRT.
O sistema metroviário da cidade também será ampliado com um novo trecho de 1,5 km, ligando a Estação da Lapa ao Campo Grande, com previsão de início das obras no primeiro semestre de 2026. Esse investimento, que conta com recursos do Novo PAC, inclui a aquisição de novos trens para manter intervalos curtos entre as viagens e aumentar a qualidade do serviço.
Além disso, a cidade contará com seu primeiro teleférico urbano da cidade, que ligará os bairros de Praia Grande e Campinas de Pirajá em um trajeto de 4,3 quilômetros, com quatro estações. Esse modal complementar, que terá início das obras previsto também para o primeiro semestre de 2026, visa reduzir o tempo de deslocamento para cerca de 18 minutos, beneficiando moradores de áreas elevadas do Subúrbio Ferroviário. O projeto prevê integração com o sistema de VLT, ampliando a conectividade entre diferentes regiões da cidade.
Essas iniciativas refletem o compromisso de Salvador em modernizar sua infraestrutura de transporte público, oferecendo alternativas sustentáveis e eficientes para seus habitantes. A expansão do metrô e a construção do teleférico são passos importantes para melhorar a mobilidade urbana, reduzir congestionamentos e promover uma cidade mais conectada e acessível.
Aplicativos e serviços digitais de mobilidade
Apesar de Salvador contar com uma variedade eficaz de transportes públicos, os meios de deslocamentos privados ainda são atividades presentes e integram todo o sistema rodoviário da Bahia. Em 2024 e 2025, a Bahia apresentou um cenário de mobilidade urbana marcada pelo crescimento contínuo de frotas de veículos privados e uma expansão do transporte público. Com cerca de 5,4 milhões de veículos em circulação, a preferência pelo transporte individual se mantém elevada, principalmente com a disponibilidade de corridas por aplicativo, que nesse mesmo ano apresentou um aumento significativo em seus valores devido à inflação.
Diante dessa realidade, aplicativos como Uber, Indrive, 99 Pop encontram-se cada vez mais presentes no cotidiano rodoviário de Salvador. A sua popularização deve-se pela sua flexibilidade em ajuste de preços e rapidez, apesar disso os passageiros ainda lidam com a escassez de acessibilidade da região metropolitana, que necessita em muitos casos de uma infraestrutura mais adequada para comportar esses serviços, como o estacionamentos de carros por aplicativo e como eles interferem no fluxo de entrada e saída de veículos em locais públicos.
Esse cenário gera um debate sobre como repensar o paradigma da mobilidade urbana, e incluir medidas para lidar com problemas de trânsito. Uma dessas iniciativas foi feita pela Transalvador, que criou um sistema oficial de estacionamento rotativo, que adapta a fiscalização de infrações no trânsito, além da praticidade para o motorista em flexibilizar as taxas de estacionamento e encontrar lugares onde ele pode deixar seu meio de transporte, sem precisar recorrer a meios mais arriscados de estacionamento. Esse programa foi estabelecido pensando na segurança da mobilidade de Salvador, e amenizando os problemas históricos de trânsito em Salvador.
Em síntese, a mobilidade urbana na Bahia, especialmente em Salvador, reflete um cenário de contrastes e avanços: enquanto a frota de veículos privados continua crescendo, impulsionando a dependência do transporte individual, a expansão e modernização do transporte público demonstram esforços claros para oferecer alternativas mais eficientes, sustentáveis e integradas.
Projetos como a ampliação do metrô, a implantação do teleférico urbano, a renovação da frota de ônibus e a integração de modais evidenciam o compromisso da cidade em melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, reduzir congestionamentos e promover um sistema de mobilidade mais acessível e conectado. O desafio permanece em equilibrar essas demandas, garantindo que o desenvolvimento da infraestrutura atenda tanto à população da capital quanto às necessidades do interior do estado, construindo uma Bahia mais inclusiva e funcional em termos de transporte.
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