Maratonista atropelado deixa UTI e afirma que seguirá correndo
Mesmo após perder uma das pernas maratonista atropelado na Pituba segue determinado a correr: “de cadeira de rodas, muleta ou prótese”,
Por João Tramm.
O corredor amador Emerson Pinheiro, de 29 anos, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE), na última sexta-feira (22). Ele foi atingido por um carro conduzido por Cleydson Cardoso Costa Filho, filho da vereadora Débora Santana (PDT), enquanto treinava na orla da Pituba, em Salvador.
Em decorrência do acidente, Emerson teve a perna direita amputada. Agora, permanece na enfermaria do hospital e já declarou à família que não pretende abandonar o esporte, mesmo com as limitações físicas.
Em uma conversa com a avó, Maria do Carmo, ele reafirmou sua determinação: “Oh vó, não fique triste não. Eu vou seguir toda a minha jornada. Vou correr de cadeira de rodas, de muleta ou de prótese, mas em nome de Jesus vou resolver tudo”, relatou Maria do Carmo à TV Bahia.
Na manhã deste sábado (23), um evento solidário, intitulado "Treinão Coletivo pela Vida e Justiça de Emerson", na Avenida Magalhães Neto, em Salvador. A iniciativa é um ato de solidariedade ao atleta Emerson Pinheiro e também um chamado por justiça e segurança no trânsito.
O objetivo principal do evento é conscientizar a população sobre os graves riscos de beber e dirigir e reforçar a importância da segurança nas vias públicas para ciclistas e corredores. A ação foi convocada após o acidente que resultou na amputação de uma das pernas de Emerson.
O caso: Maratonista atropelado na Pituba
O atropelamento aconteceu em 16 de agosto, durante um treino coletivo de preparação para uma maratona em Buenos Aires, na Argentina. Na ocasião, o carro invadiu a calçada, atingindo Emerson, um poste e ainda uma barraca de acarajé. Além da amputação, ele sofreu fraturas na outra perna.
O condutor do veículo, Cleydson Cardoso Costa Filho, de 26 anos, foi detido em flagrante sob suspeita de dirigir embriagado. A Justiça converteu a prisão em preventiva, e ele foi encaminhado ao Complexo Penal da Mata Escura. Cleydson também perdeu o cargo de secretário parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Nesta semana, a vereadora Débora Santana (PDT) pediu nova licença após seu filho sido preso por atropelar um maratonista no último final de semana. Depois de ter pedido 72 horas de afastamento, agora a pedetista pediu mais quinze dias afastada das atividades plenárias.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).