Projeto expande 107 km de linhas de transporte em Salvador

BNDES e Ministério das Cidades projetam expansão em 107 km de linhas de transporte coletivo de Salvador até 2054

Por Laraelen Oliveira.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério das Cidades estão desenvolvendo um projeto de expansão, com 107 km de distância, para as linhas de transporte coletivo em Salvador. A entrega da nova rede de transporte será entregue, aproximadamente no ano de 2054. 

A Região Metropolitana de Salvador (RMS) tem potencial de ampliar os 64km atuais do transporte de Salvador e transformá-los em 171 km, aumentando em 107 km a rede de transportes públicos coletivos de média a alta capacidade (TPC-MAC). Com a conclusão do projeto, as pessoas atendidas diariamente conseguiram se deslocar de forma mais confortável e eficiente, soltando de 648,6 mil pessoas para 1,35 milhões.   

O transporte em Salvador enfrenta desafios como altos índices de violência em ônibus, mas também mostra avanços com a renovação da frota, integração entre ônibus e metrô, e a expansão do BRT/Foto: Reprodução 

Atribuídas às 21 maiores regiões metropolitanas (RMs) do país, o projeto tem a capacidade de expandir em cerca de 2,5 mil km das redes do TPC-MAC até 2054. Segunda esta edição ENMU, as Redes Futuras de transporte incluem novos trechos de metrô, trens, veículos leves sobre trilhos (VLT), bus rapid transit (BRT) e corredores exclusivos de ônibus.  

No caso da capital baiana, está previsto o aumento em três quilômetros da rede de metrô, de 97 km, em BRT ou VLT e em sete quilômetros, em corredores exclusivos de ônibus.

Posicionamento da BNDES para o projeto 

Em Salvador, a chamada Rede Futura pode mais que dobrar o percentual de pessoas que vivem próximas a estações de transporte público de média e alta capacidade (TPC-MAC). O índice PNT (People Near Transit), que calcula a porcentagem da população a até 1 km de corredores como BRTs e trilhos, saltaria de 36,3% para 52,2%. O indicador foi criado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP).

“Estamos fortalecendo o planejamento urbano com base em dados concretos, que nos permitem identificar prioridades e orientar ações de médio e longo prazo. Nosso foco, com a mobilidade urbana, é tornar o transporte coletivo mais eficiente, dinâmico e sustentável, assegurando qualidade de vida à população. Reduzir o tempo de deslocamento, com conforto e segurança, transforma a forma como as pessoas vivem, acessam oportunidades e se relacionam com as cidades”, afirmou o ministro das Cidades, Jader Filho.

O sistema de ônibus é o principal meio de transporte público em Salvador, com integração com o metrô. A prefeitura tem investido na renovação da frota, com a promessa de adicionar ônibus novos com ar-condicionado e veículos elétricos/Foto: Reprodução 

“O investimento em corredores de transporte mais eficientes é uma política pública necessária para ampliar o acesso a oportunidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente das populações mais carentes. Além disso, contribui para o aumento da produtividade e a dinamização da economia nas grandes cidades. Na região metropolitana de Salvador, a expansão projetada significa um acréscimo de 166% na rede base atual, com efeitos também para redução do número de acidentes e das emissões de poluentes e gases do efeito estufa, além do melhor uso do espaço público”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Outro indicador que seria impactado é o RTR (Rapid Transit to Resident), que compara a população urbana de cidades com mais de 500 mil habitantes com a extensão das linhas de TPC-MAC. Este indicador permite avaliar o ritmo de crescimento da infraestrutura em relação ao crescimento demográfico nas áreas urbanas.

Em Salvador, com a implantação da Rede Futura completa, o RTR passaria de 19 para 53. O índice é superior a cidades que são benchmark internacional, como Londres (44,7) e Nova Iorque (47,7).

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