Veja como vai ficar o teleférico do Subúrbio em Salvador

Obras do novo teleférico do Subúrbio estão previstas para início de 2026

Por Laraelen Oliveira.

Com obras previstas para o primeiro semestre de 2026, o novo teleférico do Subúrbio, que teve seu projeto proposto pela Prefeitura de Salvador nas comemorações do 2 de Julho,  finalmente foi divulgado. Segundo a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, ele promete reduzir em mais de 1h o tempo de deslocamento dos moradores da região.

O teleférico visa integrar a região da Praia Grande (Suburbana) ao bairro Campinas de Pirajá, conectado diretamente ao sistema de metrô/Foto: Divulgação 

Recentemente, o ministro da fazendo, Fernando Haddad, autorizou uma garantia de R$730 mil para financiar o teleférico. As pessoas que moram nos bairros mais altos do Subúrbio, como no Alto da Terezinha e da Plataforma, gastam em média entre 1h e 1h30m para chegar à estação de metrô de Águas Claras. Com o novo teleférico, esse tempo será reduzido para 18 minutos de trajeto.  

"É uma economia de tempo que o passageiro vai ter. Quem mora no Subúrbio e quer vir ao Centro da cidade. Hoje, ele faz um retorno grande pela BA-528, que é uma via de tráfego intenso", diz Tânia.

Elaboração do novo teleférico 

O projeto tem data prevista para 2029, cerca de três anos para ser implementado, com um trajeto de 4,3 quilômetros, o novo teleférico será um modal complementar que irá ligar Praia Grande ao Bairro de Campinas de Pirajá, somando em quatro estações. 

O transporte público em Salvador é marcado por deslocamentos longos e tempos de espera elevados, o que afeta diretamente a rotina de quem depende desse sistema/Foto: Reprodução

A Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) é o órgão responsável pela coordenação e elaboração de planos urbanísticos e arquitetônicos dos principais espaços e equipamentos públicos da capital baiana. De acordo com a Superintendência de Obras Públicas (Sucop) , o material para a construção do teleférico será entregue no final deste mês. 

A Estação Praia Grande, também referida como “Suburbana”, será a primeira parada do teleférico, instalada sobre o terreno atualmente ocupado pela garagem da Plataforma/Foto: Divulgação

As cabines foram projetadas para uma média de 10 passageiros. Ainda não há informações sobre quantas unidades farão parte do projeto. As informações mais precisas só serão divulgadas a partir da licitação. No entanto, há uma estimativa de que o teleférico transporte cerca de quatro mil pessoas por hora nos dois sentidos, o que ampliaria o deslocamento de pessoas, visto que, em comparação ao metrô de Salvador, onde se transporta cerca de 40 mil pessoas por dia, e tem prazo de expansão até o Campo Grande para 2027, de acordo com o site oficial da CCR. 

A estação será construída ao lado da estação de metrô Campinas de Pirajá, permitindo fácil integração física e tarifária com o sistema metroviário e a rede de ônibus/Foto: Divulgação 

As quatro estações serão instaladas em Campinas de Pirajá (ao lado da estação do metrô), no centro de Pirajá, no Rio Sena (dentro do Projeto Mané Dendê) e em Praia Grande. No total, serão 27 torres. Em alguns pontos, a altura do equipamento chegará a 45 metros. Ele deve funcionar de domingo a domingo, com a tarifa incluída no modelo de integração atual.

A obra é complexa e exige um planejamento para além da construção civil. "Nós temos que fazer um grande trabalho na área social, entendendo que a população de Salvador que vai ser beneficiada com o teleférico não conhece o equipamento. A gente precisa fazer essa comunicação, fazer reuniões com as comunidades que serão diretamente beneficiadas", diz Tânia. De acordo com a presidente da fundação, os estudos complementares devem ser finalizados em dois meses.

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