Semob apresenta avanços para mobilidade sustentável em Salvador
Semob apresenta avanços para a mobilidade sustentável em palestra na Ufba, nesta terça-feira (22); Apresentação abordou futuras ações da pasta
Por Laraelen Oliveira.
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) participou de uma palestra na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na terça-feira (22), com foco na mobilidade urbana sustentável. O encontro reuniu professores, estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de transportes, e contou com a participação do secretário Pablo Souza, que apresentou os principais projetos, desafios e diretrizes da pasta.
Durante a apresentação, Souza traçou um panorama atual da mobilidade em Salvador, com base no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PlanMob), que orienta as ações do setor para os próximos 30 anos. Foram abordados temas como o sistema de transporte público, eletrificação da frota, expansão da malha cicloviária, segurança viária, inclusão social e equidade de gênero.
Impactos da mobilidade sustentável em Salvador
Entre os dados apresentados, destacou-se que Salvador opera hoje com uma frota de 1.840 ônibus, responsável por transportar cerca de 1,2 milhão de passageiros por dia útil. Já o BRT, em funcionamento desde 2022, atende cerca de 85 mil passageiros diariamente, com veículos modernos, incluindo ônibus elétricos e articulados. “Queremos transformar Salvador em uma referência nacional em mobilidade limpa e segura. Estamos estruturando um sistema moderno, inclusivo e ambientalmente responsável”, afirmou o secretário.
Outro destaque foi o Programa de Incentivo à Participação Feminina no Transporte Coletivo, que promove a inclusão de mulheres no setor. A iniciativa já resultou em um crescimento de 90% no número de motoristas mulheres e rendeu à cidade o prêmio na categoria Equidade Social do Smart City Expo Curitiba 2025.
A Semob também apresentou metas de infraestrutura cicloviária, como a implantação de 700 km de ciclovias até 2034, e projetos como o “Caminho Legal”, voltado à segurança de crianças no trajeto até a escola. Além disso, foram mencionadas ações para instalação de equipamentos verticais e o projeto de um teleférico para o Subúrbio Ferroviário.
A palestra foi bem recebida pela comunidade acadêmica, que interagiu com sugestões e propostas de colaboração com a gestão pública. “Estamos de portas abertas para dialogar e construir soluções em parceria com a universidade. A contribuição da academia é essencial para uma mobilidade mais inteligente”, declarou Souza.
A Escola Politécnica já mantém um convênio com a Prefeitura de Salvador, que prevê a oferta de vagas de estágio para atuação no Centro de Controle Operacional (CCO) da Semob.
Leia também: Veja vias alternativas após bloqueio no acesso a Simões Filho pela BA-093
Leia também: Homem morre após ser atropelado por motocicleta em Salvador
Leia também: Agerba determina suspensão de operação da Viação Novo Horizonte
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).