Semob amplia período de testes do ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob vai ampliar período de testes da linha experimental do ônibus elétrico no Centro Histórico de Salvador; confira horários
Por Laraelen Oliveira.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) vai ampliar os dias de funcionamento da linha experimental criada temporariamente para atender a região do Centro Histórico. O teste estava previsto para ser encerrado no último sábado (30), o período de testes da linha E012-Praça da Sé-Campo Grande, iniciado em 31 de outubro, seguirá até o dia 27 de dezembro.

Operando com ônibus 100% elétrico, a linha tem apresentado resultados positivos. “Os usuários estão elogiando muito. Com a chegada do verão e o aumento do número de turistas na região, optamos por ampliar a operação por mais 30 dias”, afirmou o secretário de Mobilidade, Pablo Souza.
Desde a implantação, cerca de 5 mil passageiros já utilizaram o serviço e foram realizadas quase 500 viagens. A escolha do trajeto entre a Praça da Cruz Caída e o Largo do Campo Grande leva em consideração o intenso fluxo de pessoas na região, que reúne áreas comerciais, residenciais e diversos equipamentos culturais, religiosos e históricos. Todos os veículos que operam na linha são equipados com sistema de ar-condicionado elétrico, vidros com proteção UV e portas USB posicionadas nos balaústres e bancos.

Programação para o Natal
A partir de 5 de dezembro, com o início da programação de Natal no Centro Histórico, a linha sofrerá alterações na operação. Por conta do fechamento da Rua Chile para o tráfego, a última viagem será realizada às 16h30. Após as 17h, o veículo passará a integrar a operação da linha especial 2512 – Lapa x Natal Salvador. “Desta forma, poderemos testar o equipamento em outra linha sem deixar de atender os usuários da região”, completou o secretário.
A E012 circula das 7h às 20h em dias úteis e das 7h às 13h aos sábados, sem operação aos domingos. A tarifa será a mesma do valor vigente na cidade, R$ 5,60, e o pagamento é feito exclusivamente por bilhete eletrônico. Uma equipe do Posso Ajudar acompanha a linha e orienta os usuários que ainda não possuem o cartão sobre como adquiri-lo.
Leia também: Quanto custará tirar a CNH sem autoescola com as novas regras? Confira
Leia também: Procon notifica LATAM por 'banheiro premium' em aviões; entenda polêmica
Leia também: CNH sem autoescola é aprovada pelo Contran; veja quais regras mudam
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).