Salvador terá corredor de luz inédito e programação ampliada no Natal
Natal Salvador 2025 terá programação de 5 de dezembro a 6 de janeiro, com luzes, shows e vilas natalinas
Por Juana Castro.
O Natal Salvador 2025 foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (25) pela Prefeitura. A programação acontecerá entre 5 de dezembro e 6 de janeiro, com o Centro Histórico como palco principal. A edição deste ano terá como destaque um corredor de luz inédito na Avenida Sete de Setembro, além de atrações ampliadas que prometem movimentar a cidade.
Com o tema “Natal de Luz na Cidade que Brilha o Ano Inteiro”, a celebração trará uma das maiores inovações já vistas: um corredor iluminado de 1,3 km na Avenida Sete de Setembro, entre a Casa D’Itália e a Praça Castro Alves. Cascatas de luz laterais complementarão o percurso.
A Rua Chile terá um túnel de som e luz com 400 metros de extensão e mais de 25 milhões de microlâmpadas, considerado o maior corredor iluminado contínuo do Brasil. Já a Praça Castro Alves - símbolo do Carnaval de Salvador - contará com cortinas de LED no Palácio dos Esportes e no estacionamento. Outras áreas, como a Praça da Sé, o Terreiro de Jesus e o Cruzeiro de São Francisco, também receberão cenários especiais, árvores interativas, presépios, casa do Papai Noel e espaços instagramáveis.
Confira abaixo:
Durante o lançamento da programação, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) destacou a escolha pelo Centro Histórico, ressaltando que, no ano passado, mais de 1,7 milhão de pessoas vieram para a cidade.
Atrações do Natal Salvador 2025
- Parada Natalina, com quatro carros alegóricos e 800 figurantes;
- Sacadas musicais em casarões e museus do Centro Histórico;
- Palco Anunciação, na Praça Municipal, com corais e orquestras;
- Palco Esperança, no adro da Igreja de São Pedro dos Clérigos, com corais escolares;
- Rua Encantada, com apresentações de artistas de rua;
- Baile Infantil no foyer da Prefeitura;
- Missas campais na Catedral Basílica e no Largo do Santo Antônio Além do Carmo;
- Globo de Natal iluminado no Cruzeiro de São Francisco.
Além disso, duas vilas natalinas serão montadas na Praça da Sé e no Santo Antônio Além do Carmo, reunindo gastronomia, artesanato, quermesses e espaços infantis.
Impacto econômico e turístico do Natal Salvador
A Prefeitura estima a geração de mais de 8 mil empregos diretos e indiretos, com a participação de 2,5 mil artistas, 40 expositores, 25 restaurantes e 250 ambulantes cadastrados. Em 2024, o evento atraiu 1,7 milhão de visitantes, consolidando Salvador como um dos destinos mais procurados no Natal.
Para este ano, a expectativa é superar os números, com reforço na segurança, planos de mobilidade e medidas de acessibilidade. Bairros de Salvador também receberão iluminação especial para descentralizar a programação.
Rua Chile - a primeira rua do Brasil
Considerada a primeira rua do Brasil, a Rua Chile segue como um dos símbolos culturais e históricos mais marcantes de Salvador. Localizada no coração do Centro Histórico, a via já foi palco de desfiles, encontros políticos e do comércio mais elegante da cidade.
No São João deste ano, o “Arraiá da Prefs 2025 – O São João do Coração da Cidade” transformou a Rua Chile e a Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador, em um arraial junino com 13 dias seguidos de atividades culturais, gastronomia, música, dança e brincadeiras.
Hoje, além de preservar prédios emblemáticos e marcos da arquitetura colonial, a Rua Chile continua sendo referência turística e cultural, reunindo história, modernidade e tradição em um mesmo espaço.
Em tempo: Centro Histórico de Salvador em risco
Salvador tem quase 3000 casarões antigos com algum tipo de risco de desabamento, conforme o levantamento da Defesa Civil da cidade (Codesal). São 2757 prédios, entre 2868, apresentando problemas estruturais. O número equivale a 96%, próximo do total compreendido.
Grande parte desses imóveis está localizada no Centro Histórico. São edificações que, ao longo dos anos, passaram por um acelerado processo de degradação principalmente pela falta de manutenção de seus proprietários.
Da totalidade do levantamento, a Defesa Civil classifica que 97 oferecem risco muito alto de desabamento. Em situação de alto risco estão 456 prédios; com risco médio, 1497; e 707 apresentam baixo risco. Fora esses, somente 111 edificações não estão com ruínas.
Segundo a Codesal, muitos destes imóveis estão totalmente abandonados, representando um perigo iminente para moradores e pessoas que transitam por seus entornos. Infelizmente, o alerta já deu provas de que a situação é desesperadora, diante das ocorrências de algumas tragédias registradas na cidade.
Entre os casos, a morte de uma turista de São Paulo, no último mês de fevereiro, causou consternação nacional. Ela foi vítima do desabamento do teto da Igreja São Francisco de Assis, que fica no Pelourinho.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).