Urgente! Uma pessoa morre após teto de igreja desabar no Pelourinho
Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos cinco pessoas ficaram feridas após o forro do teto da Igreja de São Francisco de Assis desabar nesta quarta-feira (5)
Por Da Redação.
Uma pessoa morreu e pelo menos cinco ficaram feridas após o desabamento do forro do teto da Igreja São Francisco de Assis, no Pelourinho, na tarde desta quarta-feira (5). As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros, que segue no local realizando buscas e atendimento às vítimas.
Três viaturas da corporação permanecem na área, e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão prestando socorro. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também foi acionado para realizar a perícia.
À repórter Lícia Fontenele, da TV Aratu, que está no local, o coronel do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesini, informou que a área foi completamente isolada por risco de novos desabamentos.
"Já fizemos a varredura no local, verificando se tinha mais vítima. São cinco feridos socorridos a princípio, mas pode ter mais ou menos. Essa informação a gente só vai bater mais tarde um pouco, porque algumas pessoas foram socorridas de imediato, outras socorridas pelos bombeiros", explicou.
+ O que é patrimônio cultural? Diretor do IPAC explica
A Polícia Militar informou através de nota que policiais do 18º Batalhão foram acionados para o desabamento ocorrido na Igreja, sendo os primeiros servidores públicos a chegarem no local, tendo isolado a área e acionado o Corpo de Bombeiros e o Samu para atendimento da ocorrência.
Arquidiocese lamenta
Em comunicado oficial, a Arquidiciocese de Salvador lamentou o acidente. Veja a íntegra do texto:
"Somos o templo do Deus vivo” (2Cor 6, 16)
Diante do lamentável acidente ocorrido na tarde desta terça feira, dia 5 de fevereiro de 2025, o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, em Salvador, BA, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia manifesta a sua mais profunda solidariedade com a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, Ordem dos Frades Menores, OFM, com as pessoas vitimadas por esta fatalidade e suas famílias. Rogamos a Deus, de modo especial, consolo para a família enlutada e a plena recuperação dos feridos.
O patrimônio histórico ora afetado é de valor inestimável para a humanidade – Patrimônio Mundial pela UNESCO, para o Brasil e para a Igreja. Testemunho da fé de um povo e, dos Frades Franciscanos Menores, em particular, que por mais de três séculos se empenham na preservação desta obra nascida da fé.
'Peregrinos de esperança', sigamos em frente confiando no Senhor que caminha conosco e solidários com os que mais sofrem.
Assessoria de Comunicação
Arquidiocese de São Salvador da Bahia"
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).