O que é patrimônio cultural? Diretor do IPAC explica

Patrimônio Cultural engloba tudo o que tem relevância histórica e social para uma comunidade, destaca Marcelo Lemos

Por Da Redação.

O patrimônio cultural vai muito além de construções antigas ou bens materiais preservados. De acordo com Marcelo Lemos, diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), ele engloba tudo o que tem relevância histórica e social para uma comunidade.  

Marcelo Lemos explica importância do patrimônio cultural. Foto: Divulgação

"Patrimônio cultural é tudo aquilo que tem uma importância histórica, uma relevância social para a nossa sociedade", explica Lemos. Segundo ele, o IPAC tem a missão de salvaguardar esses bens, sejam eles materiais, como casarões e monumentos históricos, ou imateriais, como o Samba de Roda, que ajudou a formar uma identidade cultural.  

+ Das ruas para o cinema: documentário conta história de carrinhos de café de Salvador

O diretor reforça que o reconhecimento de um patrimônio exige estudos criteriosos. "Não é simplesmente um apartamento onde minha família morou. É algo que teve importância para aquela sociedade. Por exemplo, um local onde um rei viveu ou onde escravizados se reuniam para rebeliões", exemplifica.  

Assista:

O IPAC disponibiliza informações detalhadas sobre bens tombados e ações de preservação em seu site e redes sociais. "Tudo isso e muito mais pode ser encontrado no Instagram e no site do IPAC, onde organizamos e disponibilizamos esses conteúdos para todos", conclui Lemos.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.