Confira esquema de transporte para Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia terá interdições e ajustes no transporte no Comércio
Por Ananda Costa.
A Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebrada nesta segunda-feira (8) no bairro do Comércio, contará com uma operação especial de transporte coordenada pela Secretaria de Mobilidade (Semob). A medida envolve interdições de vias e mudanças temporárias no itinerário de diversas linhas de ônibus.

A partir das 5h, o tráfego será bloqueado na Avenida da França, Rua da Bélgica (sentido Campo Grande) e Avenida Lafayete Coutinho (sentido Calçada), conforme informado pela Transalvador, alterando os percursos dos coletivos que circulam pela região.
As linhas que vêm do Centro — como Campo Grande, Lapa e Contorno — com destino à Praça Maria Filipa passarão por Vale dos Barris, Rua Direita da Piedade, Politeama, Praça João Mangabeira, Avenida Vasco da Gama, Vale do Nazaré, Túnel Américo Simas e Avenida da França, com retorno próximo ao Mercado Modelo antes de seguir o trajeto normal.
Os ônibus provenientes da Barra terão o seguinte percurso: Avenida Sete de Setembro, Politeama (Cima e Baixo), Praça João Mangabeira, Avenida Vasco da Gama, Vale do Nazaré, Túnel Américo Simas, Avenida da França e retorno próximo ao Mercado Modelo.
A linha Vista Alegre/Fazenda Coutos x Barra (1568), que utiliza a Avenida Lafayete Coutinho, será desviada pela Avenida da França, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes, Largo do Campo Grande e Avenida São Jorge.
O ponto de táxi e mototáxi do Elevador Lacerda ficará temporariamente suspenso até a passagem do cortejo. Permanecerão ativos os pontos da Travessia na Baiana (Hub – Comércio), Terreiro de Jesus, Praça Castro Alves, Rua Chile e Rua da Misericórdia.
Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Padroeira da Bahia e feriado municipal em Salvador. Neste domingo, 8 de dezembro, celebra-se o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, cuja festa religiosa é a mais antiga do Brasil, completando 475 anos em 2024. Mas você sabe a história dessa tradição?
A devoção à padroeira da Bahia teve início em 1549, quando Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil, trouxe de Portugal a imagem da santa, esculpida em madeira. Inicialmente instalada em uma capela simples no bairro do Comércio, a construção deu origem à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, elevada à sacrossanta basílica pelo Vaticano em 1946.
História e devoção
Segundo o historiador Ricardo Carvalho explicou ao Aratu On, o nome da santa remete à crença na concepção imaculada de Jesus, sem pecado original. A referência à "praia" é atribuída à localização da igreja, próxima às águas da Baía de Todos-os-Santos.
Ainda em 1549, Tomé de Souza ordenou a construção de uma capela à beira-mar. Na época, as limitações estruturais resultaram em um templo simples, mas já naquele ano a primeira festa foi realizada, marcando o início de uma tradição que perdura há séculos.
Nossa Senhora da Conceição da Praia: arquitetura
A igreja passou por reformas ao longo do tempo, mas foi em 1739 que começou a construção do templo como conhecemos hoje. Situada aos pés da montanha que liga a cidade Alta à Baixa, em Salvador, a basílica como conhecemos foi concluída 110 anos depois, em 1849, tornando-se um marco arquitetônico.
No espaço com pedras de lioz, trazidas numeradas de Portugal, os estilos barroco e neoclássico são combinados. Além disso, elementos como o teto renascentista italiano e os pilares diagonais destacam a imponência da edificação, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A basílica também guarda histórias únicas. A água de uma fonte interna homenageia uma adolescente falecida precocemente, enquanto Santa Dulce dos Pobres, primeira santa brasileira, foi originalmente sepultada no local antes de seus restos mortais serem transferidos para o Convento Santo Antônio.
LEIA MAIS: 10 dicas criativas de como enfeitar sua casa para o Natal; confira
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).