Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia altera trânsito no Comércio

Alterações viárias para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia incluem bloqueios, proibições de estacionamento e rotas alternativas

Por Ananda Costa.

Após as comemorações para Santa Bárbara, a capital baiana se prepara para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que vai provocar alterações no trânsito do bairro do Comércio, em Salvador, na próxima segunda-feira (8).

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Segundo a Transalvador, as mudanças, que envolvem bloqueios de vias, restrições de circulação e instalação de diferentes tipos de barreiras, têm o objetivo de organizar o fluxo de veículos e garantir a segurança de fiéis e turistas que acompanham a celebração.

A partir de 0h, serão instaladas barreiras fixas em pontos estratégicos, incluindo as ladeiras do Gabriel, da Conceição da Praia e da Preguiça, além das ruas Visconde de Mauá, Manoel Vitorino, Corpo Santo, Santos Dumont, Portugal e Bélgica, e um trecho da Avenida Estados Unidos.

Às 5h entram em operação barreiras semifixas e móveis em vias como o Viaduto Menininha do Gantois, Rua Forte de São Pedro, Avenida Reitor Miguel Calmon, Ladeira dos Aflitos, área do Solar do Unhão, Trapiche, via marginal da Avenida Lafayete Coutinho, Portão 3 da Codeba e entorno do Mercado Modelo.

Também estará proibida, entre 5h e 19h, a circulação e o estacionamento de veículos em trechos da Avenida Lafayete Coutinho (entre o Solar do Unhão e a Praça Maria Felipa), na Rua Conceição da Praia, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Manoel Vitorino, Rua Dionísio Martins, Praça Maria Felipa, Rua da Bélgica (entre as ruas Portugal e Miguel Calmon), Rua Corpo Santo e Rua Santos Dumont.

Durante o deslocamento da procissão, barreiras móveis progressivas serão posicionadas em cruzamentos das ruas Bélgica, Miguel Calmon, Grécia, Argentina, Polônia, Holanda e nas avenidas Estados Unidos e da França. A partir das 10h30, haverá bloqueio progressivo de tráfego na Rua Miguel Calmon, Rua da Holanda e Avenida da França.

Motoristas que utilizam com frequência os trechos interditados terão rotas alternativas. Quem vier da Avenida da França em direção à Cidade Alta poderá seguir pela Rua da Bélgica, Avenida Estados Unidos, Praça da Inglaterra, Rua Pinto Martins e Ladeira da Montanha. Já aqueles que estiverem na Avenida Lafayete Coutinho (Avenida Contorno) e precisarem acessar a Cidade Baixa deverão utilizar a Ladeira do Taboão.

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Foto: reprodução/Instagram @basilicaconceicaopraia

Padroeira da Bahia e feriado municipal em Salvador. Neste domingo, 8 de dezembro, celebra-se o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, cuja festa religiosa é a mais antiga do Brasil, completando 475 anos em 2024. Mas você sabe a história dessa tradição?

A devoção à padroeira da Bahia teve início em 1549, quando Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil, trouxe de Portugal a imagem da santa, esculpida em madeira. Inicialmente instalada em uma capela simples no bairro do Comércio, a construção deu origem à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, elevada à sacrossanta basílica pelo Vaticano em 1946. 

História e devoção

Segundo o historiador Ricardo Carvalho explicou ao Aratu On, o nome da santa remete à crença na concepção imaculada de Jesus, sem pecado original. A referência à "praia" é atribuída à localização da igreja, próxima às águas da Baía de Todos-os-Santos.  

Ainda em 1549, Tomé de Souza ordenou a construção de uma capela à beira-mar. Na época, as limitações estruturais resultaram em um templo simples, mas já naquele ano a primeira festa foi realizada, marcando o início de uma tradição que perdura há séculos.

Nossa Senhora da Conceição da Praia: arquitetura

A igreja passou por reformas ao longo do tempo, mas foi em 1739 que começou a construção do templo como conhecemos hoje. Situada aos pés da montanha que liga a cidade Alta à Baixa, em Salvador, a basílica como conhecemos foi concluída 110 anos depois, em 1849, tornando-se um marco arquitetônico.

No espaço com pedras de lioz, trazidas numeradas de Portugal, os estilos barroco e neoclássico são combinados. Além disso, elementos como o teto renascentista italiano e os pilares diagonais destacam a imponência da edificação, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  

A basílica também guarda histórias únicas. A água de uma fonte interna homenageia uma adolescente falecida precocemente, enquanto Santa Dulce dos Pobres, primeira santa brasileira, foi originalmente sepultada no local antes de seus restos mortais serem transferidos para o Convento Santo Antônio.  

LEIA MAIS: Vitória marca treino aberto antes de jogo decisivo contra o rebaixamento

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.