Salvador: 50 capacetes afro e aula de patinete elétrico na Feira Preta

Semob promove distribuição de capacetes adaptados para pessoas com penteados afro no Festival Feira Preta Salvador neste sábado (29)

Por Laraelen Oliveira.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) vai realizar uma ação de distribuição gratuita de 50 capacetes adaptados para pessoas com penteados afro, acompanhada de uma escola de condução segura de patinetes elétricos, neste sábado (29), durante o Festival Feira Preta Salvador. O projeto vai acontecer às 16h, na Praça Maria Felipa, no Comércio, em Salvador. 

Pessoas com cabelo afro frequentemente enfrentam dificuldades práticas e estéticas ao usar capacetes, devido ao volume e textura específicos dos fios, o que afeta o conforto e a manutenção do penteado/Foto: Capacete de Ciclismo Fortheblacks

A atividade contará com a presença do secretário de Mobilidade, Pablo Souza, e da secretária municipal da Reparação (Semur), Isaura Genoveva, que acompanham de perto a iniciativa, reforçando o compromisso da gestão com a mobilidade segura, inclusiva e conectada à valorização da identidade afro. A ação integra a programação de encerramento do Salvador Capital Afro.

Serviço 

  • O quê: Distribuição de 50 capacetes para pessoas com penteados afro e escola de condução segura de patinetes elétricos
  • Quem: Secretaria de Mobilidade (Semob)
  • Presenças: Secretário de Mobilidade, Pablo Souza; Secretária da Semur, Isaura Genoveva
  • Quando: Sábado (29), às 16h
  • Onde: Praça Maria Felipa, Comércio
  • Evento: Festival Feira Preta Salvador, encerramento do Salvador Capital Afro

Propostas e leis: saiba novos projetos para a mobilidade de Salvador 

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) realizou a sessão pública de recebimento dos envelopes com as propostas comerciais e de habilitação referentes à licitação nº 25.004. O processo prevê o fornecimento de dez novos trens metroviários para as Linhas 1 e 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL).

As propostas agora serão analisadas pela Comissão Especial de Licitação/Foto: Divulgação

Pesquisadores de Universidades Federais divulgaram um estudo que aponta ser possível adotar tarifa zero no transporte público brasileiro por meio de um fundo financiado pela contribuição de empresas. A medida em estudo é uma proposta feita pelo governo federal que visa implantar a gratuidade do transporte público em todo o território nacional.

Entregar o seu carro a uma pessoa sem habilitação é uma prática que ainda parece comum no cotidiano, mas que pode resultar em sérias consequências para o proprietário do veículo. Além de configurar infração gravíssima, a conduta também é considerada crime pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Leia também: Novas regras para motos elétricas em 2026 incluem CNH, IPVA e placa

Leia também: Transporte no Vale das Pedrinhas é alterado após nova linha para o BRT

Leia também: Novo meio de transporte de mobilidade pessoal chega à Cidade Baixa

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.