Tarifa de ônibus em Salvador 2025: veja valor, integração e novas regras
Veja como está a tarifa de ônibus em Salvador em 2025; confira valores, como funciona a integração e as mudanças que as novas regras geraram na população soteropolitana
Por Laraelen Oliveira.
O início de 2025 trouxe grandes mudanças nas pessoas que dependem do transporte público em Salvador. A nova tarifa de ônibus, reajustada para R$ 5,60, reacendeu discussões sobre os custos da mobilidade urbana e a qualidade do serviço oferecido para a população baiana. Com um sistema em expansão, que inclui BRT, integração com o metrô e renovação de frota, a Prefeitura de Salvador está buscando modernizar a rede de transporte coletivo.
O impacto da nova tarifa no bolso dos passageiros da região soteropolitana é inevitável, especialmente para a população de baixa renda. Nesta reportagem, você irá conferir os detalhes sobre o novo valor da passagem, como funciona a integração entre modais, os recursos do SalvadorCARD e as mudanças previstas para o sistema em 2025.
Qual o valor da passagem em 2025
Desde o dia 4 de janeiro de 2025, os usuários do transporte público em Salvador passaram a pagar R$5,60 por viagem nos ônibus urbanos convencionais, no sistema BRT e também nos veículos do Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC). O reajuste foi aprovado pela ARSAL (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Salvador) e publicado em portaria no Diário Oficial do Município em 2 de janeiro.
A nova tarifa representa um aumento de 7,69% em relação ao valor anterior, de R$5,20, que esteve em vigor durante todo o ano de 2024. O reajuste segue a inflação acumulada desde o último aumento, ocorrido em novembro de 2023, e está em conformidade com o cronograma de revisão tarifária do quadriênio 2023–2026, definido pela ARSAL.
Em 2024, o valor da tarifa de R$5,20 se manteve estável, apesar de pressões inflacionárias e do aumento nos custos operacionais, como combustíveis e manutenção. Esse congelamento tarifário foi uma tentativa da gestão municipal de reduzir o impacto no orçamento da população, especialmente em meio ao crescimento do desemprego e da informalidade na capital baiana.
Com o reajuste para R$5,60 em 2025, Salvador passou a ocupar a quinta posição entre as capitais com a tarifa de ônibus mais cara do país, segundo levantamento de janeiro realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). A mudança reacendeu o debate sobre o equilíbrio entre qualidade do serviço e acessibilidade para a população, principalmente para os trabalhadores que utilizam o transporte coletivo diariamente.
Como funciona a integração metrô‑ônibus
A integração tarifária entre ônibus (convencional, BRT e STEC) e o metrô é possível através do Salvador Card, permitindo que o passageiro utilize até três modais pagando apenas uma tarifa única de R$ 5,60.
O metrô de Salvador, cuja tarifa por viagem ficou em torno de R$ 3,30, é integrado em estações como Lapa, Retiro e Acesso Norte. Nelas, os usuários podem trocar de modal dentro do período permitido sem custo adicional.
Cartão Salvador Card e apps de mobilidade
O SalvadorCARD é o sistema oficial de bilhetagem eletrônica de Salvador, gerenciado pelo Consórcio Transcard. Por meio dele, os usuários têm acesso ao vale-transporte, bilhete eletrônico unitário, integração entre ônibus e metrô, além do serviço de Bike Salvador, sistema de compartilhamento de bicicletas que complementa a mobilidade urbana da capital.
Para facilitar o uso do cartão no dia a dia, uma série de aplicativos e plataformas digitais estão disponíveis, permitindo a recarga online, consulta de saldo e histórico de uso. Os principais são:
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CittaMobi – Disponível para Android e iOS, o app permite recarga do SalvadorCARD, consulta de saldo, além de acompanhar em tempo real a previsão de chegada dos ônibus nos pontos.
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RecargaPay – Plataforma que oferece recarga do cartão SalvadorCARD com diversas formas de pagamento, incluindo Pix e cartão de crédito. Pode ser usado com ou sem cadastro.
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Ponto Certo – Permite recargas e consulta de saldo. Também está disponível em totens e estabelecimentos parceiros espalhados pela cidade.
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BB Recarga (Banco do Brasil) – Clientes do BB podem fazer a recarga diretamente pelo aplicativo do banco, na aba de serviços urbanos.
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Mercado Pago – A carteira digital também permite adicionar créditos ao SalvadorCARD com pagamento via saldo em conta ou cartão.
Essas opções digitais ajudam a reduzir filas nos postos físicos de atendimento e trazem mais praticidade ao usuário, que pode manter o cartão carregado sem sair de casa, com poucos cliques no celular.
Mudanças recentes e impactos para o passageiro
Reajuste tarifário
A tarifa elevada a R$ 5,60 representa o segundo aumento em pouco mais de dois anos, seguindo aquele implementado em novembro de 2023. A justificativa técnica apresentada pela ARSAL, foi o aumento dos custos operacionais, como combustíveis, manutenção e aquisição de novos veículos.
Frota renovada
Em janeiro de 2025, a prefeitura anunciou a chegada de 49 novos ônibus de 15 metros para o BRT e 55 veículos convencionais climatizados com motor Euro 6, totalizando 42% da frota modernizada.
Ao longo do ano, está prevista a incorporação de mais 300 ônibus com ar‑condicionado e motores Euro 6, além de 90 veículos elétricos articulados, de modo que cerca de 60% da frota esteja renovada até o final de 2025.
Expansão do BRT
O sistema BRT continua em expansão. Em abril de 2024, foi inaugurado o trecho 2, que liga o Parque da Cidade à Estação Lapa, junto com as linhas B4 (Pituba × Lapa) e B5 (Rodoviária × Lapa).
Em 2023, já operavam outras linhas como B1, B2 e B3, integrando a orla e centros urbanos com ônibus articulados de 18 metros.
5. Transporte público: panorama do sistema na capital
Salvador segue em processo de modernização da mobilidade urbana, com a adoção de integração tarifária entre ônibus e metrô, renovação significativa da frota e expansão do BRT. O uso do Salvador Card facilita a conexão entre diferentes modais com uma única tarifa, inclusive com a bicicleta compartilhada.
O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) do Subúrbio, previsto para entrar em operação até 2027, também se integra à rede tarifária vigente e deverá ampliar ainda mais as opções de deslocamento intermodal.
Apesar dos avanços, a tarifa elevada pode comprometer o orçamento de famílias de baixa renda, especialmente considerando a falta de subsídio municipal direto ao sistema. O desafio permanece em equilibrar o custo acessível para o passageiro e a sustentabilidade financeira e operacional do sistema.
Por fim, embora a modernização do transporte público em Salvador avance com a chegada de novos ônibus, ampliação do BRT e integração tarifária eficiente, o reajuste da tarifa para R$5,60 levanta questionamentos sobre a acessibilidade e a equidade do sistema.
A promessa de mais conforto, eficiência e sustentabilidade precisa se concretizar na experiência cotidiana do usuário. O desafio agora é equilibrar os investimentos necessários para manter e expandir a rede com medidas que garantam um serviço justo e acessível para toda a população. Enquanto isso, o passageiro segue adaptando sua rotina às transformações da mobilidade urbana na capital baiana.
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