Vereador propõe transporte marítimo entre Subúrbio e Barra

Projeto quer implementar transporte marítimo entre Subúrbio e Barra integrado à mobilidade urbana

Por Matheus Caldas.

Está em tramitação na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Indicação nº 474/2025, que recomenda à Prefeitura estudar a criação de novas rotas de transporte marítimo entre Subúrbio e Barra e outras regiões da capital. A proposta é de autoria do vereador João Cláudio Bacelar (Podemos).

Na justificativa, o parlamentar afirma que Salvador possui um “potencial marítimo singular”, favorecido pela Baía de Todos os Santos e pela extensa orla. Ele destaca que o transporte marítimo entre Subúrbio e Barra pode reduzir o congestionamento, encurtar deslocamentos e fortalecer o turismo ao ampliar as opções de circulação pela baía.

O vereador cita iniciativas já consolidadas, como o Terminal Turístico Náutico, o Terminal de Plataforma e as travessias Salvador–Itaparica, como exemplos da viabilidade do modal. Ele lembra ainda que o Programa BR do Mar pode ajudar na modernização de embarcações e na redução dos custos operacionais.

João Cláudio Bacelar propôe ligação marítima entre Subúrbio e Barra | Foto: Antonio Queirós/CMS

“Salvador já nasceu voltada para o mar. Aproveitar nosso potencial marítimo como rota de transporte é uma forma inteligente de integrar regiões, reduzir congestionamentos e fortalecer o turismo e a economia local. A ligação entre a Barra e o Subúrbio é um exemplo do que podemos construir com planejamento e visão de futuro”, afirma Bacelar.

Após análise nas comissões temáticas, o Projeto de Indicação nº 474/2025 seguirá para a Ordem do Dia, quando será apreciado em plenário. Com isso, o debate sobre o transporte marítimo entre Subúrbio e Barra deve ganhar espaço na agenda da cidade.

A Barra é tema de destaque nas sessões plenárias da Câmara. Na última semana, o vereador Maurício Trindade (PP) afirmou que existe "excesso de eventos na Barra". Durante o discurso, o vereador Maurício Trindade (PP) disse que “o bairro está morrendo” e cobrou ação imediata do poder público.

O parlamentar disse que “os impactos negativos do grande número de festas e eventos na Barra têm gerado aumento da violência, prostituição infantil, elevação do índice de roubos, flanelinhas que cobram abusivamente”. Ele acrescentou que há também “pessoas em situação de rua se abrigando em portas de prédios” e “fechamento do acesso ao bairro para moradores”.

O último projeto de destaque da Câmara voltado ao Subúrbivo Ferroviário foi a criação do bairro da Boa Vista do Lobato, sancionada pelo prefeito Bruno Reis (União).

Transporte marítimo entre Subúrbio e Barra será apreciado pelos vereadores | Foto: Antonio Queirós/CMS

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.