Boa Vista do Lobato é oficializado como bairro de Salvador
Vereadores aprovam a criação de novo bairro em Salvador; conheça Boa Vista do Lobato
Por Da redação.
Boa Vista do Lobato agora é bairro de Salvador. Ele fica localizado na região do Subúrbio Ferroviário da cidade. A ascensão como o bairro de número 172 da capital baiana ocorreu após aprovação pela Câmara Municipal de Salvador (CMS) do PL de nº 232/25, de autoria da vereadora Isabela Sousa (Cidadania).
Boa Vista do Lobato é espaço de rica história e forte identidade comunitária, localizado no coração do Subúrbio. O reconhecimento como bairro é um ato de reparação histórica e valorização da luta e das raízes locais.
Boa Vista do Lobato: características e cultura
O bairro está situado em uma área que carrega características típicas do Subúrbio, com suas ruas mais estreitas e o cenário cultural e social marcante. Próxima ao bairro do Lobato, que é famoso por ter sido o local da descoberta do primeiro poço de petróleo reconhecido pelo governo brasileiro em 1939, a Boa Vista do Lobato compartilha dessa herança histórica.
A população de Boa Vista do Lobato é conhecida por sua intensa participação na vida comunitária. O local abriga equipamentos de serviços públicos essenciais, como a Unidade de Saúde da Família (USF) Boa Vista do Lobato. Além disso, o bairro tem laços estreitos com a cultura popular, sendo, por exemplo, o local de origem do cantor Léo Santana, que frequentemente realiza shows e mantém uma conexão com a comunidade onde cresceu. A área também tem se beneficiado de investimentos em infraestrutura, como obras de contenção de encostas, que visam garantir mais segurança aos moradores.
Reconhecimento oficial
A elevação de Boa Vista do Lobato a bairro oficial representa o reconhecimento da sua relevância urbana, histórica e social para Salvador.A formalização também é importante para garantir a inclusão plena da região nas políticas públicas municipais, o que implica ajustes em cadastros, mapas e na melhoria contínua de serviços urbanos como transporte e saneamento, consolidando a identidade e o pertencimento dos seus moradores.
Câmara avança mudanças em Salvador
Ainda nesta quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Salvador aprovou o projeto de lei que visa a proibição da colocação antecipada de kits de praia na faixa de areia do Porto da Barra, caso não exista a solicitação prévia dos usuários. A proposta é de autoria do vereador Alexandre Aleluia (PL) e foi aprovada durante sessão nesta quarta-feira (15). Ela busca diminuir a ocupação irregular do espaço público por ambulantes e comerciantes da orla.
Recentemente, a capital baiana tem recebido diferentes propostas, que impactam na rotina da cidade. A Câmara Municipal de Salvador aprovou uma indicação que sugere a criação da disciplina educação para o turismo na grade curricular das escolas da rede municipal. A proposta pretende conscientizar os estudantes sobre a importância econômica, social, histórica e cultural do turismo para a capital baiana, além de incentivar a cidadania, a hospitalidade e a valorização do patrimônio local.
Outra proposta que tem levantado interesse é a do vereador Randerson Leal (Podemos), que deve se reunir na próxima semana com o presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), a fim de discutir a tramitação do projeto de lei protocolado por ele para promover estacionamento gratuito em shoppings na capital baiana.
Apesar de não ter sido uma proposta de dentro da câmara, em entrevista ao Aratu On, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos (PCdoB), comentou sobre a possibilidade de o Estádio de Pituaçu voltar a receber grandes eventos, incluindo shows, e explicou o atual uso do equipamento esportivo.
Leia também:
+PRD suspende filiação de Binho Galinha após prisão por milícia
+Deputado Dal Barreto tem celular apreendido durante Operação Overclean
+Cantor Péricles vai receber título de cidadão baiano nesta quinta-feira
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).