Estádio de Pituaçu de volta aos shows? Secretário comenta possibilidade
Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos avalia uso cultural do Estádio de Pituaçu
Por, Matheus Caldas e João Tramm.
Em entrevista ao Aratu On, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos (PCdoB), comentou a possibilidade de o Estádio de Pituaçu voltar a receber grandes eventos, incluindo shows, e explicou o atual uso do equipamento esportivo. A fala foi feita na inauguração da fábrica BYD, nesta quinta-feira (9). O evento contou com a presença do presidente Lula e outras autoridades.
+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On
“É uma possibilidade”, diz Augusto Vasconcelos sobre uso cultural do Estádio de Pituaçu
Sobre a possibilidade de uso cultural, como shows, Vasconcelos disse: “O setor cultural também é uma possibilidade que temos conversado a respeito”. O secretário destacou ainda que o estádio não está obsoleto ou em desuso.
“O Estádio de Pituaçu é um dos equipamentos mais modernos do nosso estado e do país. É o primeiro estádio com energia solar e tem um tratamento especial para garantir sua manutenção, servindo à população de diversas formas. Jogos já estão acontecendo, com partidas de base, futebol feminino e da segunda divisão baiana. Para receber público, Pituaçu necessita de alvará da Prefeitura, e já protocolamos toda a documentação junto à SEDUR. Agora aguardamos que seja analisada para viabilizar a entrada das torcidas”, afirmou Vasconcelos.
Privatização do Estádio de Pituaçu
Questionado sobre a privatização ou concessão do estádio, o secretário afirmou que o tema ainda não foi debatido oficialmente pelo governo estadual. “Não participei de nenhuma reunião sobre o tema desde que assumi a secretaria. É um dos caminhos possíveis, mas precisa ser estudado e conversado. O estádio hoje está sendo bem utilizado para o paradesporto, futebol de base, futebol feminino e para a segunda divisão do Campeonato Baiano. Há a tendência de que o Galícia use Pituaçu como mando de campo na primeira divisão”, acrescentou.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) já sinalizou interesse em retomar a ideia de conceder o estádio à iniciativa privada, seja por meio de Parceria Público-Privada (PPP) ou concessão direta. No entanto, segundo apuração do Aratu On, o processo está travado devido à falta de interesse do Grupo City na concessão do equipamento.
A reportagem também apurou que a gestão estadual tentou incluir Pituaçu nas negociações para que o Grupo City arrematasse a Arena Fonte Nova, de forma que o Bahia pudesse ter a posse de ambos os estádios públicos de Salvador.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).