Fábrica da BYD é inaugurada em Camaçari com presença de Lula
Fábrica da BYD Fábrica da BYD chega para ocupar espaço deixado pela Ford
Por Matheus Caldas.
A fábrica da BYD foi inaugurada nesta quinta-feira (9), em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A empresa chinesa substitui a Ford, cuja operação foi desativada em 2021.
+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On
O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do fundador da BYD, Wang Chuanfu.
Para Lula, a BYD chega para ocupar espaço deixado pela Ford. "O fato da Ford ter nos deixado, foi o fato deles [BYD] ter vindo para cá. O povo brasileiro e o povo baiano agradece. Qual foi a surpresa? Vim para cá pelo fato da meta de produção de 300 mil carros por ano, e anunciaram que logo estarão produzindo 600 mil carros por ano. Eles não querem vender apenas no Brasil, mas na América Latina. E eu disse para venderem até em parte do continente africano", disse o presidente.
O vice-presidente sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, classificou a inauguração como momento histórico para a Bahia. “Há poucos meses, esse local aonde nós estamos, esse mesmo chão, ele era um símbolo da incerteza, um complexo industrial abandonado, silencioso, que representava um passado de oportunidades perdidas”, afirmou, no discurso.
A expectativa é que, no primeiro momento, cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados. Futuramente, há expectativa que sejam criadas 20 mil vagas de trabalho.
Cerca de R$ 5,5 bilhões foram investidos pela BYD no complexo em Camaçari.
A estimativa é que sejam produzidos 600 mil veículos, conforme anunciado por Rui Costa - anteriormente, a expectativa é que fossem 300 mil carros.
Fábrica da BYD em Camaçari
A planta, inaugurada nesta quinta, foi entregue após dois anos de obras. As intervenções, iniciadas em outubro de 2023, iniciaram após o governo do estado oferecer isenções fiscais à BYD.
A montadora substitui a Ford, cujas atividades encerraram em 2021, ainda durante a gestão do ex-governador Rui Costa.
No pronunciamento feito na inauguração, Rui criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse que ele “cruzou os braços após a saída da Ford”.
O ministro ainda acusou a oposição de ter celebrado a saída da antiga montadora. “A mesma bancada que ontem votou contra os interesses do Brasil na Câmara dos Deputados, foi a mesma que celebrou discretamente o encerramento da atividade. Para eles, a deterioração da situação é vista como vantajosa. Contudo, o povo baiano teve papel fundamental na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, o atual Presidente da República”, declarou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).