Tem, mas acabou: bares registram escassez de lambreta no Festival da Lambreta

Frustrados com a falta de lambreta no Festival da Lambreta, baianos vão para as redes criticar organização

Por João Tramm.

A famosa frase baiana "tem, mas acabou", definiu o início de uma comemoração que prometia ser marcante para Mouraria. Apesar do entusiasmo, bares registram escassez de lambreta no Festival da Lambreta, que começou na última terça-feira (18).

Além da escassez do prato, também houve queixas sobre filas longas e demora na entrega de pedidos, o que ampliou o desconforto de quem esperava aproveitar o festival.

Frustrados com a falta de lambreta no Festival da Lambreta, baianos vão para as redes criticar organização. | Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Tem, mas acabou: bares ficam sem lambreta no Festival da Lambreta

Relatos de consumidores viralizaram entre domingo e segunda-feira. “Passei vontade lá”, escreveu uma visitante. Outro frequentador reclamou da dificuldade no atendimento: “Eu saí sem conseguir beber uma cerveja. Garçons passavam voando, não dava tempo de pedir nada”.

Houve ainda quem decidiu deixar o bairro histórico em busca de uma experiência mais tranquila. “Fui para a Pituba e comi minha lambreta em paz”, disse um usuário.

Com a viralização dos comentários, ainda teve quem defendesse festival e apontou o lado positivo da grande movimentação. “Significado disso tudo: sucesso... que venham muito mais festivais”, escreveu uma usuária. Outro perfil reforçou a mesma visão: “Se tá faltando é porque a busca tá sendo um sucesso! Bora ver o lado bom das coisas ao invés de só procurar problemas!”

Diante da repercussão negativa, a organização do festival divulgou uma nota reconhecendo os problemas e reforçando o compromisso com a comunidade e o público:

“Reforçamos que o festival segue sendo um marco importante para a valorização da Mouraria e para o fortalecimento da gastronomia baiana. Agradecemos a compreensão do público e seguimos trabalhando para aprimorar cada edição, junto aos comerciantes, parceiros e à comunidade local.”

A produção do Festival da Lambreta da Mouraria é assinada pela SOLE Produções, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Abrasel, do Bloco Os Internacionais e da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB) e da DITUR/Secult.

Além da escassez do prato, também houve queixas sobre filas longas e demora na entrega de pedidos. | Imagem: Redes Sociais

Festival da Lambreta

Conhecida pela riqueza gastronômica, Salvador se prepara para receber um evento especial para os amantes de lambreta. O bairro da Mouraria, no Centro Histórico, sediará o 1º Festival de Lambreta, que acontece entre os dias 18 e 30 de novembro.

Participam desta primeira edição os estabelecimentos Bigu, Koisa Nossa, Mistura Perfeita, Oxente Menina, Bar da Crys e Destampa, cada um com preparos próprios da iguaria, temperos exclusivos e combinações que valorizam a identidade culinária da região.

O festival é incentivado pelo poder público que tenta reativar o setor desde a pandemia. De acordo com o levantamento realizado com empresários do setor, 43% dos estabelecimentos operaram com lucro em agosto, 40% registraram estabilidade e apenas 16% tiveram prejuízo. Esses números são os menores desde 2020, no início da pandemia. 

Apesar disso, um novo baque surgiu no caminho: a crise do metanol. Após a retração provocada pelos casos de intoxicação por metanol, que resultaram em 15 mortes no país, bares e restaurantes começam a registrar o retorno dos clientes. O medo diminui e as tradicionais festas de confraternização de fim de ano voltam a movimentar o setor.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.