IGUARIA: Blogueiro indica melhor lugar para comer lambreta em Salvador
IGUARIA: Blogueiro indica melhor lugar para comer lambreta em Salvador
Do blog Soteropobretano, parceiro do Aratu Online:
Não existe um lugar em Salvador com maior concentração de lambretas do que a Mouraria.
Não, gente, tô falando de outra lambreta:
Para quem não está familiarizado com a iguaria, a lambreta é um molusco formado por duas conchas, típico de áreas de mangue. Trata-se de um item bastante apreciado na culinária baiana, e além disso possui baixo teor calórico, é rica em zinco e tem até propriedades afrodisíacas (pelo menos é o que dizem)!Inúmeros bares e botecos soteropolitanos oferecem a dita cuja, mas foi a Mouraria que ganhou a fama de ser o reduto tradicional para provar uma lambreta na cidade. O bairro está localizado no Centro Antigo de Salvador e teve origem com a chegada das primeiras famílias de ciganos de Portugal, no Século XVIII. Segundo o historiador Cid Teixeira, a Mouraria de cá tinha tudo a ver com a Mouraria de lá (em Lisboa): ambas possuíam um caráter de gueto, ocupada por judeus, no segundo caso, e por ciganos, no primeiro. Já o nome ?Mouraria? diz respeito a uma região da cidade habitada por pessoas que não eram descendentes de portugueses ? naquela época, chamadas de ?mouros?.
Entre os atrativos do bairro, destacam-se:
1) O Quartel da Mouraria
2) A Igreja de Santo Antônio da Mouraria (Século XVIII)
3) O Monumento aos Soldados Baianos Mortos na II Guerra
4) O Largo da Palma (eternizado na Literatura e no Cinema através do livro homônimo, de Adonias Filho, e do filme ?Dona Flor e Seus Dois Maridos?)
E agora chegamos ao ponto chave dessa matéria! Por causa da localização estratégica ? perto de terminais de ônibus, estações de metrô, cursos, órgãos públicos, prédios empresariais e o mais importante eixo de comércio popular da cidade ? a Mouraria tem praticamente um boteco atrás do outro, com mesas no meio da rua (de paralelepípedo, diga-se de passagem), gente pra lá e pra cá, rodadas de cerveja e muita, mas muita lambreta.
A quantidade de bares num único quarteirão e o movimento crescente à medida que se aproxima o final de semana não deixa dúvidas: a Mouraria tem lugar cativo nos corações boêmios de Salvador.
Se você for turista de primeira viagem, nunca chegue na Mouraria e sente na primeira mesa de bar que brotar na sua frente. Aproveite a curta distância entre os estabelecimentos e descubra onde tem aquela promoção esperta pra segurar o freguês. O seu lado pechincheiro fica feliz e você ainda tem a chance de caminhar por um dos bairros mais autênticos do Centro de Salvador.