Matrículas da rede estadual começam com atendimento a PcDs; confira

Primeiro dia do cronograma de matrículas na rede estadual de ensino,  será destinado às Pessoas com Deficiência, garantindo atendimento prioritário

Por Rosana Bomfim.

As matrículas para a rede estadual de ensino da Bahia começam nesta segunda-feira, 12 de janeiro, marcando o início do processo de organização do ano letivo de 2026, que terá início em 9 de fevereiro. O primeiro dia do cronograma,  será destinado às Pessoas com Deficiência (PcD), garantindo atendimento prioritário. 

Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) passam a contar com prioridade no processo de matrícula da rede municipal de ensino de Salvador. A medida foi oficializada após a sanção da Lei nº 9.915/2025 pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil)

Nos dias seguintes, o calendário segue com etapas específicas para transferência de estudantes, matrícula de concluintes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e novas matrículas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 Todo o procedimento será realizado exclusivamente de forma on-line, por meio da plataforma de serviços do Governo do Estado, acessível por celular, computador ou tablet.

Matrículas no ensino superior privado caem 30% com crise econômica. EAD é apontado como solução

De acordo com dados preliminares da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), serão ofertadas cerca de 800 mil vagas para o próximo ano letivo.

As oportunidades contemplam a Educação Integral, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio, a Educação Profissional e Tecnológica e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O número de vagas, no entanto, pode sofrer alterações conforme a demanda registrada durante o período de matrícula.

Para agilizar o processo, a SEC recomenda que estudantes e responsáveis realizem o cadastramento prévio na plataforma ba.gov.br. O cadastro exige informações como CPF, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail, além da confirmação por meio de link enviado automaticamente.

Alunos Da Rede Estadual Da Bahia.|  Foto: Divulgação Gov

Estudantes com 16 anos ou mais devem efetuar a matrícula utilizando o próprio cadastro. Já os menores de 16 anos precisam ser matriculados pelo pai, mãe ou responsável legal. Para a efetivação da matrícula, será necessária a apresentação de documentos pessoais e escolares, comprovante de residência, carteira de vacinação e, quando aplicável, laudo médico que comprove deficiência.

O cronograma completo de matrícula segue até o dia 20 de janeiro, abrangendo todas as modalidades de ensino ofertadas pela rede estadual. Em caso de dúvidas, pais e estudantes podem entrar em contato pelos telefones 0800-071-5353 ou 4020-5353.

Com o processo totalmente digital, o governo estadual busca garantir mais praticidade, transparência e acesso à educação pública para milhares de estudantes em toda a Bahia.

 

LEIA MAIS: Quando sai o gabarito oficial do Enem 2025? Confira

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.