Saúde

Anvisa aprova uso emergencial de coquetel de anticorpos no tratamento contra a Covid-19

A área técnica do órgão e os diretores avaliaram que o uso combinado dos medicamentos Banlanivimabe e Etesevimabe, da empresa Eli Lilly do Brasil, traz benefícios para os estágios iniciais da doença.

Por Da Redação

Anvisa aprova uso emergencial de coquetel de anticorpos no tratamento contra a Covid-19 Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (13/5), o uso emergencial de um novo coquetel de anticorpos para o tratamento de pacientes com Covid-19. A área técnica do órgão e os diretores avaliaram que o uso combinado dos medicamentos Banlanivimabe e Etesevimabe, da empresa Eli Lilly do Brasil, traz benefícios para os estágios iniciais da doença, ainda que permaneçam algumas incerteza.


O objetivo do coquetel é neutralizar o vírus, antes que ele entre na célula. Conforme a análise da Anvisa, os medicamentos combinados tem maior potencial de eficácia e podem reduzir em até 70% a incidência da Covid-19. Tal eficácia se daria em pacientes que ainda não tenham evoluído para quadro grave e tenham alto risco de progressão.


A orientação, segundo a Anvisa, é que a aplicação do coquetel seja feita em hospitais, por conta da estrutura disponível e dos profissionais que realizam o procedimento. O órgão, no entanto, não indica o uso dos remédios para pacientes com casos graves da doença, já que os medicamentos podem piorar o quadro.


O uso emergencial do coquetel foi autorizado por 12 meses, para aplicação em adultos. O tempo de espera para uso dos remédios, após aberto, não pode ser superior a 24 horas em ambiente refrigerado e sete horas em temperatura ambiente. Os medicamentos também não poderão ser comercializados.


“Durante a emergência de saúde pública, a autorização emergencial é instrumento regulatório para fomentar tempestivamente opções terapêuticas mesmo em face de um produto em desenvolvimento clínico”, explicou a diretora Meiruze Freitas. 


O diretor Alex Campos também esclareceu que “a partir dos dados apresentados, os benefícios conhecidos e potenciais dos medicamentos quando utilizados em uso emergencial superam os seus riscos." O uso do grupo de medicamentos deverá ser monitorado pela Anvisa. 


LEIA MAIS: Fiocruz alerta que incidência de Covid-19 mantém patamar elevado


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.