Governador do Piauí, Rafael Fonteles é eleito presidente do Consórcio Nordeste
Fonteles assumirá o cargo em janeiro de 2025, sucedendo a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), a primeira mulher a presidir o Consórcio Nordeste
Fonte: Redação
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi escolhido por unanimidade como o novo presidente do Consórcio Nordeste, em eleição realizada durante a Assembleia Geral de governadores e governadoras, nesta quinta-feira (12), em Natal. Fonteles assumirá o cargo em janeiro de 2025, sucedendo a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), a primeira mulher a presidir a entidade.
Ao ser eleito, Rafael Fonteles destacou os planos para o próximo ano. “O Consórcio Nordeste segue sendo extremamente útil para defender os interesses da região e para o compartilhamento de boas práticas entre nós. Por isso, no decorrer deste 2025, vamos conversar e dialogar com os governadores para que a nossa voz seja a voz de todo o Nordeste. Na nossa primeira reunião do ano que vem, nós iremos eleger comissões e os temas que irão nortear os nossos trabalhos durante o ano de 2025.”
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), declarou apoio incondicional ao novo presidente. Já o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), enfatizou a relevância de temas como segurança pública e turismo para a região. “A segurança pública tem que continuar a ser tratada como ponto chave para região e precisamos levar o turismo e os artesãos nordestinos para o mundo. Vender o Nordeste como o Caribe vende sua marca”, ressaltou.
A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania), representando a governadora Raquel Lyra (PSDB), elogiou o trabalho de Fátima Bezerra. “O Consórcio Nordeste tem um ritmo intenso desde sua criação, e Fátima conseguiu manter o espírito de união e cooperação do Nordeste.”
Eleição aconteceu durante reunião do Consórcio Nordeste | Foto: divulgação/governo do Piauí
Participação remota e representações
Os governadores João Azevêdo (PSB), da Paraíba, e Fábio Mitidieri (PSD), de Sergipe, participaram por videoconferência. Mitidieri destacou a criação da Câmara Temática de Juventude, enquanto Azevêdo abordou a importância da Lei Complementar 101, que regula a responsabilidade fiscal.
Alagoas foi representado por Felipe Cordeiro, secretário-chefe do Gabinete Civil, e o vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves, também esteve presente. A reunião contou ainda com a participação do presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, e dos diretores do banco, Tereza Campello e José Luis Gordon, além do diretor da Apex, Sérgio Ferreira.
+ MP-BA denuncia 4 pessoas por obstruir apuração contra milícia atribuída a Binho Galinha
Perfil de Rafael Fonteles
Rafael Fonteles iniciou sua trajetória política como secretário da Fazenda do Piauí (2015-2022), onde coordenou o programa Pró-Piauí, o maior projeto de investimentos do estado, voltado para o desenvolvimento social e econômico.
Em 2022, aos 37 anos, foi eleito governador do Piauí com a maior votação da história do estado.
Atualmente com 39 anos, Fonteles é bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Ele também foi premiado em Olimpíadas Internacionais de Química, Física e Matemática realizadas na Holanda, Indonésia e Macedônia.
LEIA MAIS: Respiradores: "pessoal do Consórcio Nordeste joga de um para outro", diz Bolsonaro
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).