Ponte Salvador-Itaparica: Governo divulga data para início de construção

Com inicio de construção previsto para junho de 2026, a Ponte Salvador-Itaparica deve ser concluída até 2031

Por Lucas Pereira.

O Governo do Estado divulgou, nesta quarta-feira (17), a data para o início da construção da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica: junho de 2026. A data foi confirmada pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, durante apresentação do projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). 

Com inicio de construção previsto para junho de 2026, a Ponte Salvador-Itaparica deve ser concluída até 2031. Foto: GovBa

A obra da Ponte prevê também uma série de intervenções com impactos positivos para a economia e infraestrutura para o estado. Em Salvador, também serão implantados túneis e viadutos que permitirão a conexão da Ponte com a Via Expressa, além das avenidas Jiquitaia e Engenheiro Oscar Pontes.

Projeto da Ponte Salvador-Itaparica

Com 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos, a estrutura será a maior da América Latina sob lâmina d’água e vai se conectar na região do Terminal Marítimo São Joaquim (Ferry-Boat) e, no município de Vera Cruz, à região da Gameleira. 

O projeto também conta com uma nova rodovia em Vera Cruz e a duplicação de trechos da BA-001. O prazo final de entrega é junho de 2031. A plataforma provisória do projeto, que engloba o Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica, está programado para começar em maio de 2026. A estrutura levará cerca de um ano para ser concluída, e será construída em paralelo com a ponte.

Segundo o Governo, com a construção do Sistema Rodoviário, estima-se a geração de sete mil empregos diretos e o benefício direto a cerca de 10 milhões de baianos em aproximadamente 250 municípios. 

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O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será composto por cinco trechos: 

Trecho 1 – Acessos viários em Salvador;
Trecho 2 – Ponte Salvador-Ilha de Itaparica; 
Trecho 3 – Ligação da ponte à nova variante na Ilha; 
Trecho 4 – Nova Variante Rodoviária na Ilha de Itaparica (desvio de Mar Grande); 
Trecho 5 – Recuperação e duplicação de Trecho da BA-001 existente, desde a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego até a Cabeceira da Ponte do Funil.

O projeto da Ponte Salvador-Itaparica prevê novos acessos em Salvador e duplicação da BA-001. Foto: GovBA

“Nós fizemos uma apresentação geral do projeto da ponte. Hoje, a gente está na fase de licenciamento. Um procedimento que é previsto nessa fase são as escutas às comunidades tradicionais da ilha e, além disso, a apresentação de estudos e demandas do Instituto de Meio Ambiente (Inema), que é o titular desse licenciamento. E acreditamos que estamos dentro do cronograma, pois devemos iniciar as obras da ponte, propriamente dita, em junho de 2026, e antes disso devem já haver aí as mobilizações de canteiros, início da execução da plataforma de apoio provisória, que vai possibilitar que a gente consiga cumprir esse prazo de construção e entrega da ponte”, destacou o superintendente de planejamento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Mateus Dias.

Ainda no encontro feito na ALBA, foram esclarecidas informações sobre a Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte), pasta especial que cuidará provisoriamente do projeto da ponte até que a estrutura passe a ser administrada através de uma Parceria Público-Privada (PPP).

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