O que é Fiol e por que atraso em obras está na mira da AL-BA
Suspensão nas obras da Fiol impacta cronograma previsto para 2026; AL-BA convoca Bamin, empresa responsável por obra
Por Matheus Caldas.
A Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), um dos principais projetos logísticos da Bahia, teve as obras do Trecho 1 suspensas após o rompimento do contrato entre a Bahia Mineração (Bamin) e a construtora Prumo Engenharia. A paralisação ocorreu em 1º de abril, com 75% da construção concluída e investimento de R$ 784 milhões.
A empresa Bahia Ferrovias S.A. foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a assumir a execução do restante das obras no Lote 4F, que abrange cidades como Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio.
O governo federal mantém a expectativa de que o trecho seja concluído até 2026, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrar agilidade no cronograma.
AL-BA cobra explicações da Bamin sobre atrasos na Fiol
Diante da paralisação da Ferrovia Oeste-Leste, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) convocou o presidente da Bamin, Eduardo Ledsham, para prestar esclarecimentos. A audiência pública está marcada para terça-feira (29), às 9h30, na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo.
A Bamin deverá apresentar um novo cronograma de obras e explicar os motivos que levaram à suspensão dos trabalhos.
O que é a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e qual seu traçado completo
A Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) é um projeto que vai ligar o município de Ilhéus, no litoral da Bahia, até Figueirópolis, no Tocantins, conectando-se à Ferrovia Norte-Sul. O valor total da obra, dividida em três trechos, é estimado em R$ 6 bilhões, entre investimentos privados e públicos.
Com 1.527 quilômetros de extensão previstos, a Fiol será um corredor estratégico para o escoamento da produção agrícola e mineral do interior do Brasil para o mercado internacional, através do Porto Sul, em Ilhéus.
Atualmente, as obras se concentram no trecho 1, entre Caetité (BA) e Ilhéus (BA), com 537 quilômetros.
Qual é o trecho 1 da Fiol?
O Trecho 1 da Fiol é a parte inicial da ferrovia, que vai de Ilhéus até Caetité, com aproximadamente 537 quilômetros de extensão.
Ele é o primeiro segmento a ser construído, com a maior parte das obras já em andamento, mas também enfrentando atrasos devido a questões financeiras e de licenciamento.
O foco deste trecho é a conexão entre o litoral e o interior da Bahia, facilitando o transporte de carga e o escoamento da produção mineral e agrícola para o Porto Sul em Ilhéus.
Qual é o lote 4F do trecho 1 da Fiol?
O Lote 4F refere-se a um subtrecho específico dentro do Trecho 1, localizado em uma parte da região oeste da Bahia.
Este lote abrange cidades como Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio, que são importantes áreas para a mineração e agricultura na região.
A concessão do Lote 4F foi assumida pela Bahia Ferrovias S.A., após a suspensão do contrato com a Bamin e a próxima retomada das obras.
O Lote 4F engloba obras como pontes, viadutos, remanejamento de redes de energia elétrica e outras obras estruturais para permitir a passagem do trem.
Resumo das diferenças:
- O Trecho 1 é a extensão maior da ferrovia, ligando Ilhéus a Caetité;
- O Lote 4F é um subtrecho específico dentro desse trecho, com foco na construção de infraestrutura adicional para garantir a continuidade da ferrovia.
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Histórico da Ferrovia Oeste-Leste
As obras da Fiol começaram em 2010, com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), com previsão inicial de conclusão em 2014. Ao longo dos anos, o projeto enfrentou:
- Falta de recursos financeiros;
- Atrasos em licenciamento ambiental;
- Problemas de gestão contratual;
- Impactos da Operação Lava Jato.
Em 2021, a Bamin venceu a concessão do trecho Fiol 1, assumindo a responsabilidade de concluir e operar a ferrovia.
Impactos econômicos esperados com a FIOL
A conclusão da Ferrovia Oeste-Leste deve gerar efeitos relevantes para a economia baiana e nacional:
- Redução de até 30% nos custos logísticos;
- Geração estimada de 35 mil empregos diretos e indiretos;
- Movimentação prevista de 18 milhões de toneladas anuais;
- Expansão da atividade mineral e do agronegócio no oeste baiano;
- Potencial crescimento de até 5% no PIB da Bahia.
Obras previstas para o trecho da Ferrovia Oeste-Leste
No Lote 4F da FIOL, estão previstos:
- Construção de pátios de cruzamento ferroviário;
- Obras de pontes, viadutos e passagens de gado;
- Remanejamento de redes de energia elétrica;
- Instalação de novos desvios ferroviários.
Trechos da Fiol
🚆Trecho Fiol I: Ilhéus (BA) – Caetité (BA)
- Extensão: 537,2 km
- Lotes: 01F, 02F, 02FA (inclui o Túnel de Jequié), 03F e 04F
- Status: Em construção, com 75% das obras concluídas
🚆 Trecho FIOL II: Caetité (BA) – Barreiras (BA)
- Extensão: 485 km
- Status: Em construção, com previsão de conclusão até 2026. Aproximadamente 70% das obras foram concluídas até 2024.
🚆 Trecho FIOL III: Barreiras (BA) – Figueirópolis (TO)
- Extensão: 505 km
- Status: Em fase de revisão de estudos e projetos. Licença Prévia já emitida
A conclusão total da ferrovia está prevista para 2026, com investimentos públicos e privados. Retomada das obras, portanto, é considerada fundamental para garantir a operação plena da Fiol e o início das atividades do Porto Sul.
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