O que é Fiol e por que atraso em obras está na mira da AL-BA

Suspensão nas obras da Fiol impacta cronograma previsto para 2026; AL-BA convoca Bamin, empresa responsável por obra

Por Matheus Caldas.

A Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), um dos principais projetos logísticos da Bahia, teve as obras do Trecho 1 suspensas após o rompimento do contrato entre a Bahia Mineração (Bamin) e a construtora Prumo Engenharia. A paralisação ocorreu em 1º de abril, com 75% da construção concluída e investimento de R$ 784 milhões.

A empresa Bahia Ferrovias S.A. foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a assumir a execução do restante das obras no Lote 4F, que abrange cidades como Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio.

O governo federal mantém a expectativa de que o trecho seja concluído até 2026, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrar agilidade no cronograma.

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Fiol tem 75% das obras prontas, mas entrega está atrasada em 11 anos | Foto: Agência Brasil

AL-BA cobra explicações da Bamin sobre atrasos na Fiol

Diante da paralisação da Ferrovia Oeste-Leste, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) convocou o presidente da Bamin, Eduardo Ledsham, para prestar esclarecimentos. A audiência pública está marcada para terça-feira (29), às 9h30, na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A Bamin deverá apresentar um novo cronograma de obras e explicar os motivos que levaram à suspensão dos trabalhos.

O que é a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e qual seu traçado completo

A Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) é um projeto que vai ligar o município de Ilhéus, no litoral da Bahia, até Figueirópolis, no Tocantins, conectando-se à Ferrovia Norte-Sul. O valor total da obra, dividida em três trechos, é estimado em R$ 6 bilhões, entre investimentos privados e públicos.

Com 1.527 quilômetros de extensão previstos, a Fiol será um corredor estratégico para o escoamento da produção agrícola e mineral do interior do Brasil para o mercado internacional, através do Porto Sul, em Ilhéus.

Atualmente, as obras se concentram no trecho 1, entre Caetité (BA) e Ilhéus (BA), com 537 quilômetros.

Qual é o trecho 1 da Fiol?

O Trecho 1 da Fiol é a parte inicial da ferrovia, que vai de Ilhéus até Caetité, com aproximadamente 537 quilômetros de extensão.

Ele é o primeiro segmento a ser construído, com a maior parte das obras já em andamento, mas também enfrentando atrasos devido a questões financeiras e de licenciamento.

O foco deste trecho é a conexão entre o litoral e o interior da Bahia, facilitando o transporte de carga e o escoamento da produção mineral e agrícola para o Porto Sul em Ilhéus.

Qual é o lote 4F do trecho 1 da Fiol?

O Lote 4F refere-se a um subtrecho específico dentro do Trecho 1, localizado em uma parte da região oeste da Bahia.

Este lote abrange cidades como Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio, que são importantes áreas para a mineração e agricultura na região.

A concessão do Lote 4F foi assumida pela Bahia Ferrovias S.A., após a suspensão do contrato com a Bamin e a próxima retomada das obras.

O Lote 4F engloba obras como pontes, viadutos, remanejamento de redes de energia elétrica e outras obras estruturais para permitir a passagem do trem.

Resumo das diferenças:

  • O Trecho 1 é a extensão maior da ferrovia, ligando Ilhéus a Caetité;
  • O Lote 4F é um subtrecho específico dentro desse trecho, com foco na construção de infraestrutura adicional para garantir a continuidade da ferrovia.

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Histórico da Ferrovia Oeste-Leste

As obras da Fiol começaram em 2010, com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), com previsão inicial de conclusão em 2014. Ao longo dos anos, o projeto enfrentou:

  • Falta de recursos financeiros;
  • Atrasos em licenciamento ambiental;
  • Problemas de gestão contratual;
  • Impactos da Operação Lava Jato.

Em 2021, a Bamin venceu a concessão do trecho Fiol 1, assumindo a responsabilidade de concluir e operar a ferrovia.

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou contrato de concessão com Bamin em 2021 | Foto: Marcos Corrêa/PR

Impactos econômicos esperados com a FIOL

A conclusão da Ferrovia Oeste-Leste deve gerar efeitos relevantes para a economia baiana e nacional:

  • Redução de até 30% nos custos logísticos;
  • Geração estimada de 35 mil empregos diretos e indiretos;
  • Movimentação prevista de 18 milhões de toneladas anuais;
  • Expansão da atividade mineral e do agronegócio no oeste baiano;
  • Potencial crescimento de até 5% no PIB da Bahia.

Obras previstas para o trecho da Ferrovia Oeste-Leste

No Lote 4F da FIOL, estão previstos:

  • Construção de pátios de cruzamento ferroviário;
  • Obras de pontes, viadutos e passagens de gado;
  • Remanejamento de redes de energia elétrica;
  • Instalação de novos desvios ferroviários.

Trechos da Fiol

🚆Trecho Fiol I: Ilhéus (BA) – Caetité (BA)

  • Extensão: 537,2 km
  • Lotes: 01F, 02F, 02FA (inclui o Túnel de Jequié), 03F e 04F
  • Status: Em construção, com 75% das obras concluídas

🚆 Trecho FIOL II: Caetité (BA) – Barreiras (BA)

  • Extensão: 485 km
  • Status: Em construção, com previsão de conclusão até 2026. Aproximadamente 70% das obras foram concluídas até 2024.

🚆 Trecho FIOL III: Barreiras (BA) – Figueirópolis (TO)

  • Extensão: 505 km
  • Status: Em fase de revisão de estudos e projetos. Licença Prévia já emitida

A conclusão total da ferrovia está prevista para 2026, com investimentos públicos e privados. Retomada das obras, portanto, é considerada fundamental para garantir a operação plena da Fiol e o início das atividades do Porto Sul.

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