Aprovado na CCJ, Otto Filho nega que indicação ao TCE seja acordo para 2026
Compensação pela chapa puro sangue? Aprovado na CCJ, Otto Filho nega que indicação ao TCE seja acordo para 2026
Por João Tramm.
O deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA). Aprovado na CCJ, Otto Filho nega que indicação ao TCE seja acordo para 2026.
A indicação do parlamentar, filho do senador Otto Alencar (PSD), foi feita pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Apesar disso, o candidato afirmou que sua escolha para o cargo não está vinculada a qualquer tratativa envolvendo a formação da chapa governista para 2026.

Otto Filho nega que indicação ao TCE seja acordo para chapa majoritária
Após ser sabatinado pelos deputados nesta quarta-feira (10), ele falou com a imprensa e descartou que sua nomeação tenha relação com uma possível compensação caso o senador Angelo Coronel (PSD) deixe a chapa majoritária. Ambos os nomes são quadros do mesmo partido.
“O governador deixou claro que minha indicação é da cota pessoal dele. Nem ele, nem o senador Otto Alencar, nem ninguém do PSD discutiu a chapa majoritária”, afirmou o congressista.
Otto Filho ainda declarou esperar que seu grupo político alcance um consenso na definição da formação da chapa para as eleições de 2026.
De acordo com o processo de escolha, a votação agora deve seguir para o plenário da Casa, o que deve ocorrer na próxima terça-feira (16). Conforme levantamento da reportagem, Otto Filho tem, ao menos 45 votos para ser aprovado em plenário. O número assegura ampla vantagem, uma vez que o regimento interno da AL-BA prevê que votação mínima de um terço dos deputados, o que equivale a 32 deputados.
Caso os deputados estaduais aprovem Otto Filho como novo conselheiro da corte de contas, Charles Fernandes assume a cadeira de deputado federal

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).