Quem é Otto Filho, indicado por Jerônimo para ser conselheiro do TCE
Deputado federal mais votado da Bahia em 2022, Otto Filho, de 48 anos, é filho do senador Otto Alencar
Por Matheus Caldas.
Filho do senador Otto Alencar (PSD), o deputado federal Otto Filho (PSD) foi indicado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE), após aposentadoria de Antônio Honorato, em julho.
A tendência é que o parlamentar tenha o nome aprovado com tranquilidade no plenário da AL-BA, inclusive com apoio da oposição. O filho de Otto Alencar foi elogiado nesta quarta-feira (3) por Jerônimo.
Quem é Otto Filho?
Nascido em Salvador em 7 de julho de 1977, Otto Filho é administrador de empresas formado pela Unifacs em 2001. Ele é filho do senador Otto Alencar e de Branca Paternostro, casado com Renata Alencar e pai de dois filhos, Luiza e Diogo.

A formação acadêmica de Otto Filho inclui especialização técnica em Investimento, Gestão de Fundos e Gerenciamento de Risco pelo British Columbia Institute of Technology (BCIT), no Canadá. Ele também possui pós-graduação em Política e Estratégia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em 2004, e em Controladoria para Gestão de Negócios pela Unifacs (2007-2009). Além disso, concluiu MBA em PPP e Concessões pela Fespsp (2016-2018), com extensão pela London School of Economics (LSE).
Otto Filho presidiu a Desenbahia entre fevereiro de 2015 e março de 2018 e integrou conselhos como o Conselho da Micro e Pequena Empresa Industrial (Compem), o Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese) e a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).
Deputado federal mais votado da Bahia em 2022, com 200.909 votos, Otto Filho exerce atualmente o cargo de vice-líder do governo no Congresso Nacional e de vice-presidente da Comissão de Minas e Energia. Na Câmara dos Deputados, também presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

Aliado de primeira ordem de Jerônimo na Bahia, ele tem posturas polêmicas envolvendo o governo Lula.
Em 2024, Otto Filho criticou o governo após o deputado Antônio Brito (PSD) deixar a disputa para presidência da Câmara. “O maior prejudicado com a forma como ficou definida a eleição na Câmara é o governo Lula, que poderia apoiar os amigos que estiveram com o PT durante o governo Bolsonaro e nas eleições de 2022 e escolheu apoiar os inimigos que certamente estarão na oposição em 2026”, disse, à época.
Em 2023, ele se juntou a deputados de oposição, incluindo parlamentares bolsonaristas, e votou contra a taxação de offshores e super-ricos.
No mesmo ano, ele contrapôs o próprio pai e assegurou ter votado com convicção contra emenda inserida no texto da Reforma Tributária, que estabelecia que os projetos industriais aprovados no Nordeste, Norte e Centro-Oeste até o final de 2023 teriam direito a benefícios fiscais de PIS, Cofins e IPI até o término de 2032. Na ocasião, aliados de Jerônimo temiam que projeto pudesse prejudicar a instalação da fábrica da BYD em Camaçari, na região metropolitana de Salvador.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).