Oposição na AL-BA declara apoio a Otto Filho para vaga no TCE
Líder Tiago Correia afirma que Otto Filho tem perfil técnico para o TCE-BA.
Por Matheus Caldas.
A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) anunciou, nesta quinta-feira (4), apoio à indicação de Otto Filho para uma das vagas de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA). A posição foi oficializada pelo líder do grupo, deputado estadual Tiago Correia (PSDB).
Correia disse que Otto Filho reúne qualificação técnica e experiência compatíveis com as exigências do cargo. Segundo ele, a formação em Administração, a atuação no setor privado e o histórico na gestão pública reforçam o perfil do parlamentar. “Otto Alencar Filho reúne todos os atributos que se espera de um conselheiro do Tribunal de Contas”, afirmou, em pronunciamento enviado à imprensa.
O líder da Oposição ressaltou que o TCE-BA exige independência, responsabilidade e domínio sobre orçamento, investimentos e controle dos gastos públicos. Para ele, Otto Filho cumpre todos esses requisitos e tem condições de fortalecer o controle externo e a transparência no estado. “Nossa posição é pautada por critérios objetivos: preparo técnico, maturidade institucional e compromisso com a boa gestão”, pontuou.
A bancada reiterou que a escolha de conselheiros deve priorizar perfis qualificados e comprometidos com o interesse público. Segundo o grupo, a experiência do deputado, incluindo sua passagem pela Desenbahia e sua atuação no Congresso, demonstra maturidade institucional e preparo técnico para assumir a função.

Indicação de Otto Filho
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou mensagem à AL-BA oficializando a indicação de Otto Filho à vaga. Ele deve substituir Antônio Honorato Neto, aposentado no final de julho.
Antes de formalizar a indicação, o petista elogiou o nome do filho do senador Otto Alencar (PSD). “Otto Filho demonstrou que tem experiência, foi dirigente da Desenbahia e como deputado federal representa bem os municípios”, afirmou o governador.
Jerônimo destacou que a escolha foi construída com diálogo dentro de sua base. “Eu trabalho com acordo. Política não se faz de forma açodada, e nós conversamos sim com o grupo político”, disse.
Otto Filho e Otto Alencar
Atualmente deputado federal, Otto Filho é um dos mais bem votados da Bahia.
Em 2018, os três parlamentares com mais eleitores, respectivamente, foram: Pastor Sargento Isidório (Avante), Otto Alencar Filho (PSD) e Bacelar (PODE). Juntos, eles tiveram um total de 657.966 mil votos.
Em 2022, os mais votados foram: Otto Filho, do PSD, com 200.879; Elmar Nascimento, do União Brasil 175.147, e Diogo Coronel, do PSD, 171.511.
Já Otto Alencar venceu com folga os adversários em 2022 e se reelegeu para um mandato de mais oito anos, com 57% dos votos válidos.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).