Suplente de Otto Filho, Charles Fernandes estima volta à Câmara para próxima semana
Charles Fernandes aguarda definição da indicação de Otto Filho ao TCE para retomar mandato de deputado federal
Por Matheus Caldas.
Suplente do deputado federal Otto Filho (PSD), Charles Fernandes (PSD) estima que deve retornar à Câmara dos Deputados já na próxima semana. Para isto, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) tem que referendar o nome de Otto Filho (PSD) para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Caso os deputados estaduais aprovem Otto Filho como novo conselheiro da corte de contas, Charles Fernandes assume a cadeira de deputado federal, da qual saiu há 15 dias, com retorno de Sérgio Brito ao mandato – ele estava licenciado do cargo, pois era secretário de Infraestrutura (Seinfra) do governo Jerônimo.
Ao Aratu On, Charles Fernandes reiterou que Brito não deve retomar ao comando da secretaria. Desta forma, ele volta à Câmara com a indicação de Otto. “Esperamos, se tudo der certo em Salvador, retornar na próxima semana. Depende dos trâmites legais na AL-BA”, explicou.

Segundo apuração da reportagem, Otto Filho deseja ser sabatinado na próxima terça-feira (9) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, etapa anterior à votação em plenário.
Há possibilidade que isto aconteça já na terça-feira (8). O martelo, no entanto, ainda não foi batido pelos parlamentares.
Ao portal Política Livre, a presidente da AL-BA, Ivana Bastos, indicou desejo de resolver a situação na semana que vem. "Claro que isso não depende só de mim. Preciso conversar com os líderes, e farei isso na terça. Mas se depender da presidência, a indicação será votada antes do recesso de final de ano. Até porque a bancada de oposição já informou ser a favor do nome do deputado Otto Filho", afirmou.
Charles Fernandes deve substituir Otto Filho na Câmara
Otto Filho teve o nome formalizado nesta quinta-feira (4) como indicado ao cargo de conselheiro do TCE, vago desde a aposentadoria de Antônio Honorato, em julho. O nome dele foi enviado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), após negociação do PSD.
Segundo estimativa realizada pelo Aratu On, o filho do senador Otto Alencar reúne 45 votos. Ele precisa ter o nome aprovado pela maioria absoluta dos parlamentares presentes, isto é, 32 votos dos 63 deputados estaduais. A votação é secreta.
Publicamente, a oposição e o PP se manifestaram a favor da aprovação de Otto Filho.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).