Otto Filho já assegura votos suficientes para ser eleito no TCE-BA

Contabilizando bancadas que se manifestaram favoravelmente, Otto Filho já assegura votos suficientes para ser eleito no TCE-BA

Por João Tramm.

Contabilizando as bancadas que já se manifestaram publicamente, neste momento, o deputado federal Otto Filho já assegura votos suficientes para ser eleito no TCE-BA. Após o governador Jerônimo Rodrigues oficializar a indicação do parlamentar para a vaga aberta na Corte, ao menos três bancadas já declararam apoio: PP, PSB e oposição.

Somando-se esses grupos aos partidos cuja posição também pode ser calculada, isto é PT e PSD, o total de votos favoráveis ultrapassa a maioria absoluta necessária para torná-lo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA).

Otto Filho já assegura votos suficientes para ser eleito no TCE-BA

Otto Filho já assegura votos suficientes para ser eleito no TCE-BA

No levantamento do Aratu On, além das bancadas que declararam apoio, foram computados os votos do PSD, partido de Otto Filho e de seu pai, o senador Otto Alencar, que já havia sinalizado que a legenda marcharia unida na indicação. Também entram na conta os votos do PT, legenda do governador Jerônimo Rodrigues, responsável pela indicação. O governador o elogiou nesta quarta-feira (3).

Com isso, Otto Filho reúne 45 votos favoráveis, número bem acima dos 32 votos mínimos exigidos para aprovação entre os 63 deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Bancada / Partido Votos
PT 9
PSD 9
PP 6
PSB 2
Oposição (total: 19) 19
— PSDB 3
— União Brasil 9
— PL 4
— Republicanos 3
Total contabilizado 45 votos

O Aratu On publicou uma reportagem detalhando o processo de tramitação da indicação dentro da ALBA. Pelo regimento interno, a escolha é feita por voto secreto — o que significa que, apesar dos anúncios públicos, há sempre a possibilidade de que parlamentares contrariem a orientação partidária durante a votação.

Apesar disso, considerando a simulação com base nas posições oficialmente divulgadas e esperadas, Otto Filho teria a eleição assegurada. 

A presidente da Casa, deputada Ivana Bastos (PSD), afirmou que a análise deve ocorrer ainda em 2025. Até lá, o cenário político pode passar por alterações que eventualmente modifiquem o quadro atual, embora, no momento, a tendência seja favorável ao indicado.

Posicionamentos das bancadas

Oposição

Ao declarar apoio ao nome de Otto Filho, a oposição divulgou a seguinte nota: “Otto Alencar Filho reúne todos os atributos que se espera de um conselheiro do Tribunal de Contas”, afirmou em comunicado enviado à imprensa.

Deputado federal mais votado da Bahia em 2022, com 200.909 votos, Otto Filho exerce atualmente o cargo de vice-líder do governo no Congresso Nacional e de vice-presidente da Comissão de Minas e Energia. Saiba mais quem é o parlamentar e seu histórico.

PP

O presidente estadual do PP, deputado federal Mário Negromonte Júnior, tornou público o apoio da sigla nesta quinta-feira (5). Em nota oficial assinada pelo parlamentar, o partido destaca que reconhece as competências técnicas e a trajetória pública do indicado.

O texto afirma:
“Reconhecendo a trajetória política e profissional do indicado, que inclui experiência na Desenbahia e no exercício do mandato de deputado Federal, ressaltamos a sua capacidade técnica e as qualificações necessárias para desempenhar com probidade, responsabilidade e competência as funções inerentes ao cargo de Conselheiro da Corte de Contas baiana.”

PSB

A bancada do PSB na ALBA — composta pela líder Fabíola Mansur, pela deputada Soane Galvão e pelo deputado licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida — também declarou apoio ao nome de Otto Filho.

Segundo os parlamentares da sigla, o indicado possui formação sólida, experiência na vida pública e qualificação técnica, atributos considerados essenciais para exercer uma função de alta relevância na fiscalização e no acompanhamento das contas estaduais.

 Foto: VannerCasaes/AgênciaALBA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.