Nem Ribeira, nem Comércio: Jerônimo diz que prioridade é expandir VLT até Alagoinhas
Jerônimo Rodrigues voltou a falar sobre a expansão do VLT até os bairros do Comércio e da Ribeira, em Salvador
Por Da Redação.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), voltou a falar sobre a expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até os bairros do Comércio e da Ribeira, em Salvador. O gestor estadual, porém, ressaltou que a prioridade do governo agora é viabilizar o projeto de expansão do VLT até Alagoinhas, a 123,2 km da capital baiana.
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"Nós tivemos aprovado no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento, programa do governo federal] um dinheiro para a elaboração de um projeto para estender esse VLT até Alagoinhas. Então, está em fase de projeto, o dinheiro nem foi ainda sacado para licitar a empresa que vai elaborar os estudos", detalhou.
Em entrevista coletiva, o governador comentou que, devido à localização dos bairros e à forma com que algumas casas foram construídas, pode ser necessário fazer a desapropriação de alguns imóveis e adequar os projetos às particularidades de cada local para evitar transtornos ou riscos aos moradores.
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"Essa parte, seja para a Ribeira, seja para o Comércio, seja para Alagoinhas, está em fase de estudo. Mas, o que está mais maduro é o de Alagoinhas, porque já temos dinheiro em conta para contratar a licitação de estudos e projetos".
VLT até o Comércio
Em outubro o ano passado, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) transferiu uma licença ambiental, anteriormente concedida à Metrogreen Skyrail Concessionária, para o governo da Bahia, por meio da Companhia de Transportes do Estado (CTB), permitindo a implantação do trecho 4 do VLT de Salvador. A obra, que liga São Joaquim ao bairro do Comércio, faz parte da reformulação do projeto, após o rompimento de contrato com o consórcio Skyrail no ano passado.
A ideia original, conduzida pela Skyrail, previa 23,3 km de percurso sobre viadutos, partindo da Ilha de São João até o Comércio e o Acesso Norte, interligando o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). No entanto, após o cancelamento do contrato, o governo do estado optou por uma nova proposta, eliminando o trecho entre Calçada e Comércio, fazendo a integração do VLT com o metrô em Águas Claras.
A previsão inicial era que as obras deveriam começar em janeiro de 2025, com etapas de terraplanagem e sondagem.
Além do trajeto São Joaquim-Comércio, o governo da Bahia conseguiu, em agosto de 2024, a aprovação de R$ 990 mil no Novo PAC para a elaboração de projetos que visam estender o VLT até a Ribeira, na Península de Itapagipe, e ao Comércio, no Centro Histórico de Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) já havia destacado a importância da expansão do VLT como uma das prioridades de sua gestão, para melhorar a mobilidade urbana na capital baiana.
O projeto do VLT é visto como fundamental para a integração do sistema de transporte público da cidade, conectando áreas periféricas e centrais, além de complementar o sistema metroviário existente. As obras devem ser realizadas em etapas e representam um investimento significativo na infraestrutura de Salvador, que tem enfrentado desafios neste segmento.
A expansão também deve beneficiar economicamente a região, com melhorias no acesso ao comércio local e à área turística do Centro Histórico e da Península de Itapagipe, reforçando o papel do VLT como um eixo de desenvolvimento urbano.
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