Bahia reforça ações emergenciais em cidades atingidas pela chuva
Jerônimo Rodrigues esteve no Oeste do estado e anunciou medidas: Bahia reforça ações emergenciais em cidades atingidas pela chuva
Por João Tramm.
Secretarias e órgãos do governo estadual permanecem mobilizados para prestar apoio aos municípios baianos impactados pelas fortes chuvas. Bahia reforça ações emergenciais em cidades atingidas pela chuva. Diante do cenário de destruição, o governador Jerônimo Rodrigues esteve em Sítio do Mato, no Oeste baiano, na tarde deste sábado (22), onde inspecionou de perto os danos provocados pelo temporal. O município já está em situação de emergência.
Durante a visita, o gestor reafirmou o compromisso da administração estadual em garantir atendimento rápido às famílias prejudicadas. Na sexta, o petista já tinha prometido manter ações de apoio ante às fortes chuvas.

Bahia reforça ações emergenciais em cidades atingidas pela chuva
Ao lado do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Aloísio Fernandes, do superintendente da Defesa Civil, Osny Santos, da secretária de Saúde, Roberta Santana, e outras autoridades, Jerônimo coordenou medidas urgentes para assegurar apoio, segurança e acolhimento à população.
“Meu primeiro compromisso foi criar as condições de tirar água. Ainda hoje pela manhã, chegou uma bomba mais potente da Embasa para fazer o escoamento dessas águas. Eu espero que, ainda no mês de janeiro ou fevereiro, a gente já veja aqui as obras acontecendo. É um tempo rápido para a gente poder esvaziar qualquer risco de, no futuro, ver essa imagem aqui. É o meu compromisso. A gente garante a urbanização, fazer uma praça bonita”, afirmou o governador.
Além de Sítio do Mato, o Governo da Bahia ampliou a atuação de equipes e secretarias estaduais nas outras cidades afetadas pelo mau tempo. Em Araci, no Nordeste baiano — local que também decretou situação de emergência — famílias vulneráveis começaram a receber kits de higiene, materiais de limpeza e colchões enviados pela Sudec neste sábado (22). Também entraram em emergência entre os dias 19 e 21 de novembro os municípios de Wagner, Mutuípe e Lauro de Freitas.
Distribuição de alimentos
De forma imediata, o governo estadual, por meio do programa Bahia Sem Fome, passou a disponibilizar refeições prontas para moradores de Lauro de Freitas e Araci. A ação reforça a rede de apoio às comunidades mais impactadas pelas enchentes. Em Araci, a Cozinha Comunitária e Solidária iniciará a entrega de refeições na próxima segunda-feira (24), em articulação com a prefeitura local.
Já em Lauro de Freitas, equipes do programa distribuíram 300 marmitas neste sábado (22). As entregas começaram por volta das 11h, com apoio da Defesa Civil. A cidade decretou estado de emergência neste sábado.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social segue acompanhando os danos causados pelas chuvas em diversos municípios. As equipes orientam as prefeituras e, com decretos de emergência homologados, o Estado pode liberar recursos via Fundo Estadual de Assistência Social para garantir suporte às famílias. Esses recursos permitem a aquisição de cestas básicas, pagamento de aluguel social e outros benefícios eventuais do SUAS.
Situação das estradas
O Dnit liberou na noite de sexta-feira (21) o trecho da BR-116 que liga o município a Tucano, após a abertura de uma cratera no km 296 provocada por erosão devido ao grande volume de água que rompeu o aterro.
A Seinfra monitora as rodovias estaduais desde quinta-feira (20). Quatro ocorrências foram registradas, sendo três já solucionadas. Na BA-172, entre Santa Maria da Vitória e Santana, o tráfego permanece interditado na ponte sobre o afluente Olho D’Água depois que parte da pista cedeu. A empresa responsável já está trabalhando para recuperar a via. Como desvio, motoristas podem usar a BA-582, passando por Açudina, Canápolis e Gameleira.
Outros trechos já desbloqueados incluem a BA-575 (Santana–Porto Novo), a BA-001 (Ituberá–Nilo Peçanha), após retirada de árvore caída, e a BA-130, em Itagi.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).