Bruno Reis pede mudanças no metrô para não afetar Carnaval no Campo Grande
Para prefeito de Salvador, obras do metrô não devem atrapalhar realização do Carnaval no Campo Grande, mas solicitações foram apresentadas ao governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Por Matheus Caldas.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), revelou ter solicitado ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) alterações na logística de construção do tramo 4 do metrô, a fim de não prejudicar o Carnaval no Campo Grande.
Ao site Bahia Notícias, chefe do Executivo soteropolitano revelou ter solicitado que o poço de visitação das obras do metrô fosse instalado dentro da praça do Campo Grande. O cronograma do governo prevê que a estrutura seja instalada em frente ao Teatro Castro Alves, onde, atualmente, o público se aglomera para assistir às apresentações da folia.
Para Bruno Reis, desta forma, o Carnaval no Campo Grande será preservado. “Fazendo os postos de visitação nessas duas áreas, dá para compatibilizar com o Carnaval do Campo Grande e do Centro Histórico”, avaliou.
Para ele, as obras do metrô não devem atrapalhar a realização do Carnaval no Campo Grande. “Eu acho que não será necessário, dá para compatibilizar”, especulou.
O gestor também admitiu a possibilidade, a longo prazo, da haver a criação de um circuito na Boca do Rio, possibilidade sugerida por setores carnavalescos. Ele, no entanto, crê que esta definição seja tomada pelo próximo prefeito. “Em algum momento vai ser necessário ou um novo circuito ou mudar o circuito de local, tendo em vista a quantidade de pessoas que cada vez mais é crescente no Carnaval”, sucinta.

Boca do Rio gerou polêmica para Carnaval de Salvador
O tema ganhou notoriedade em 2022, um ano antes do retorno do Carnaval após hiato gerado pela pandemia. A proposta foi apresentada pelo Conselho Municipal do Carnaval (Comcar).
Artistas como Bell Marques se colocaram contra a possibilidade, sobretudo pelas especulações sobre o fim do circuito Barra-Ondina. Para mitigar o impacto imediata mudança, o ex-vocalista do Chiclete com Banana sugeriu que se fizesse um pré-Carnaval como teste para avaliar o potencial da região e também para “não tirar a festa de um ponto mágico de Salvador”.
“Afinal de contas, é uma mudança muito grande. Estamos vindo de uma pandemia com dois anos sem carnaval, e todos nós estamos esperando aquele carnaval ali no Farol Barra”, afirmou.
Neste ano, após indicativos sucessivos de resistência quanto ao tema, Bruno Reis afirmou que será necessário consenso para criar um novo circuito para a festa. "Para haver qualquer mudança de circuito de Carnaval, tem que ser de interesse de todos os envolvidos. Artistas, blocos, empresários", declarou o prefeito.
Bruno ressaltou que, se não houver acordo entre todas as partes, a estratégia permanecerá a mesma. "Deu certo no ano passado [2020], apesar da lotação no sábado de Carnaval na Barra", disse.
Em 2024, A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou o projeto de indicação que sugere a criação de um novo circuito oficial para o Carnaval, ligando os bairros da Boca do Rio e Patamares. A proposta é do vereador Antônio Carolino (DC).
Cabe ressaltar que, por se tratar de um projeto de indicação, a medida não tem força de lei, funcionando apenas como uma sugestão à prefeitura. Além disso, apesar da aprovação na Câmara, o tema que ganhou força nos últimos dois anos ainda divide opiniões de empresários e artistas.

Metrô no Campo Grande
Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciaram, em junho, a publicação dos editais de licitação para a construção do Tramo 4 da Linha 1 e a aquisição de 10 novos trens.
A nova etapa ligará a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande, considerada estratégica pela localização próxima ao Teatro Castro Alves e ao circuito do Carnaval. O equipamento está projetado para atender cerca de 11,5 mil passageiros por dia.
A obra do metrô até o Campo Grande terá 1,1 km de extensão subterrânea e será executada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), com recursos do Novo PAC. O investimento previsto é de R$ 1,518 bilhão.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).