Metrô de Salvador será ampliado até o Campo Grande; licitação em breve
Ministro da Casa Civil faz projeção sobre licitação para que o metrô de Salvador chegue até o Campo Grande
Por Da Redação.
O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que a licitação para a ampliação do metrô de Salvador, em trecho da Lapa até o Campo Grande, será publicada nas próximas semanas. O ministro do governo Lula (PT) afirmou que aguarda a finalização dos últimos ajustes no projeto. A declaração foi dada durante agenda em Salvador nesta sexta-feira (23).
Licitação
"A gente está trabalhando para que a licitação possa sair nas próximas semanas. Faltam apenas alguns detalhes. [...] O Governo do Estado irá publicar, com o apoio do Governo Federal, a licitação da obra. E ela vai atender os moradores de Salvador", disse o ministro.
Metrô de Salvador até o Campo Grande
Em março deste ano, o Governo da Bahia autorizou o início de estudos para expansão do metrô de Salvador para o Campo Grande. O tramo está relacionado com ercurso de 1,2 km em via subterrânea, que será responsável pela ligação entre a estação da Lapa e a Estação Campo Grande. Atualmente, a Linha 1 do metrô vai da Lapa até Águas Claras.
O novo trecho será operado pela CCR Metrô Bahia, empresa que é responsável também pelas linhas do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas. O projeto de expansão envolve técnicas como o levantamento topográfico e o georreferenciamento, que visam a garantia da viabilidade das obras.
A expansão foi incluída no Novo PAC, do governo federal. E o custo estimado das obras é de R$ 1,5 bilhão. A conexão até o Campo Grande ainda vai marcar o começo da expansão do sistema metroviário da capital baiana até a Barra.
Leia também:
>>>Governo autoriza início do processo de expansão do metrô até Campo Grande
>>>Justiça suspende lei que criava vagões para mulheres no metrô de Salvador
>>>Expansão do metrô de Salvador até Campo Grande é incluída no Novo PAC
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).