Governo e prefeitura resolvem impasse sobre área do VLT em Plataforma
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou o início da construção do Mercado São Brás
Por, Matheus Caldas e Bruna Castelo Branco.
O governo do estado e a prefeitura de Salvador resolveram o impasse sobre o terreno da antiga Fábrica São Brás, em Plataforma, e destravaram um dos pontos das obras correlatas ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou, nesta terça-feira (29), o início da construção do Mercado São Brás, nas ruínas da antiga fábrica.
+ Testes com trens do VLT podem acontecer no fim do ano, diz Jerônimo
Com isso, a prefeitura dividirá o espaço com o novo espaço construído pelo governo. A gestão municipal construirá o Polo Audiovisual (Salcine).
+ Jerônimo autoriza suplementação de R$ 187 milhões para obras do VLT
+ Obras do VLT de Salvador alcançam 18% de execução no Trecho 1
Segundo apuração da reportagem do Aratu On, o governo fará a reforma de dois imóveis da antiga fábrica, que estão em ruínas. Um dos pontos será cedido ao município.
Parque das Ruínas
Em janeiro, o governo do Estado decretou a desapropriação de terrenos que totalizam 88.240,03 m² na região da antiga Fábrica São Braz, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A área será destinada à construção do “Parque das Ruínas”, projeto de urbanização integrado ao Lote 1 do VLT.
O objetivo, segundo o decreto, é revitalizar o espaço da antiga fábrica, instalada em 1875 na praia de Plataforma, hoje em ruínas e tombada desde 2002.
A proposta é transformar o prédio histórico em um complexo com bares, restaurantes, espaço multiuso, foyer e áreas voltadas a eventos culturais, aproveitando a vista para a Baía de Todos-os-Santos. O local deverá funcionar como ponto de atração tanto para moradores quanto para turistas.
Ao lado do futuro parque, o Terminal Marítimo de Plataforma também passará por intervenções, com ampliação e requalificação para receber embarcações oriundas de diferentes pontos da Baía, além do bairro da Ribeira. “A ideia é aproveitar a antiga estrutura da Fábrica São Braz e revitalizar a região, fazendo um complexo de atividades comerciais de Salvador, aproveitando a vocação da região para consolidar e desenvolver o Parque das Ruínas”, afirma o memorial descritivo do edital.
O VLT passará ao lado do parque, com vista para o edifício histórico e para o mar. A proposta se inspira no Centro Cultural Municipal Parque Glória Maria, no Rio de Janeiro, que transformou uma antiga mansão em espaço cultural e turístico.
Salcine
Anunciado em dezembro de 2024, o projeto Salcine, realizado pela Prefeitura de Salvador, prevê a implantação de um complexo de estúdios na capital baiana, com o objetivo de transformar a cidade em um polo de referência para produções audiovisuais no Brasil. A proposta é abrigar gravações de filmes, novelas, séries e videoclipes, fortalecendo a economia criativa e a cultura local.
Durante o anúncio, o prefeito Bruno Reis (União) destacou o potencial da iniciativa para movimentar a indústria cultural e gerar oportunidades. “Para a gente fazer a gravação de novelas, minisséries, séries e clipes, vejo vocês. Hoje temos equipamentos e os recursos, e agora, vamos gerar empregos, oportunidades e vamos revelar vários talentos, para trabalhar na televisão brasileira, nos teatros pelo Brasil e pelo mundo, para estimular a nossa música, que é o grande diferencial que nós temos”, afirmou.
O projeto deve integrar ações de capacitação e incentivo à produção local, ampliando o protagonismo da capital baiana no setor audiovisual nacional.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).