Jerônimo autoriza suplementação de R$ 187 milhões para obras do VLT

Novo projeto do VLT está em construção desde 2024

Por Matheus Caldas.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou suplementação orçamentária de R$ 187 milhões para obras do VLT de Salvador. As informações estão contidas na edição desta sexta-feira (7) do Diário Oficial do Estado.


O documento não detalha para quais ações serão destinados os recursos autorizados na abertura de crédito suplementar. O governo, no entanto, aponta que a verba é oriunda da Assessoria de Planejamento e Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).


Os consórcios responsáveis pelos três lotes do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana apresentaram, em dezembro de 2024, um balanço sobre o andamento das obras e os avanços obtidos. As informações foram divulgadas pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador, Consórcio Bahia Atlântico e Consórcio VLT Lote 02. Durante o encontro, foi informado que a Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO) atuará de forma integrada em todos os lotes, com o objetivo de ampliar o alinhamento e a participação social no projeto.


Um dos pontos destacados foi o papel do plantão social em cada trecho, apontado como uma ferramenta essencial para manter o contato direto com as comunidades envolvidas. Segundo os consórcios, a iniciativa visa garantir que as demandas locais sejam consideradas e atendidas ao longo da execução do projeto. A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) reiterou o compromisso com a transparência e o diálogo durante todas as etapas da obra.


VLT ligará Cidade Baixa a Piatã | Foto: GOVBA

VLT ligará Cidade Baixa a Piatã | Foto: GOVBA




Próximos passos do VLT


Durante a reunião, também foi apresentado o regimento interno da CAO, seguido de um momento de perguntas e respostas, no qual lideranças comunitárias puderam expressar dúvidas e contribuições aos responsáveis pelo projeto. 


A previsão é que a CAO realize encontros regulares para acompanhar a evolução das obras de forma participativa. O VLT de Salvador e Região Metropolitana é considerado uma obra estratégica para a mobilidade urbana, com a proposta de oferecer um transporte público moderno, acessível e eficiente, além de impulsionar o desenvolvimento social e econômico da região.


O projeto do VLT


O projeto inicial do VLT do Subúrbio naufragou em agosto do ano de 2023, quando houve distrato entre o governo do estado e a Metrogeen Skyrail, concessionária que construiria o modal. A decisão foi tomada após avaliação de propostas de reequilíbrio contratual apresentadas pela empresa. A gestão estadual entendeu, à época, que as sugestões não atendiam o equilíbrio econômico necessário.


O VLT vai abranger três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas.

O orçamento total das obras, reunindo os três lotes, é de mais de R$ 5 bilhões. O modal teve autorização para ser construído no início em junho de 2024. Em julho, houve a oficialização da compra de equipamentos elétricos e 40 trens com o Governo do Mato Grosso. A previsão é de que os primeiros testes tenham início em 2026.


Este projeto, inclusive, é maior que o primeiro. Seriam 25 estações em duas linhas: a amarela, de Ilha de São João até o Acesso Norte, e a verde, da Feira de São Joaquim ao Comércio. Agora, portanto, o VLT atravessará a cidade e ligará o Subúrbio Ferroviário à orla. 


VLT está em construção a partir da Calçada, na Cidade Baixa | Feijão Almeida/GOVBA

VLT está em construção a partir da Calçada, na Cidade Baixa | Feijão Almeida/GOVBA






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