Primeiros trens do VLT de Salvador chegam à capital; veja imagens

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Por Matheus Caldas.

Os primeiros trens do VLT de Salvador chegaram à capital baiana nesta quarta-feira (3). Os equipamentos foram apresentados por uma comitiva do governo da Bahia, que expõem os equipamentos, neste momento, na Avenida Paralela.

A composição do VLT de Salvador, formada por sete módulos, chegou à capital baiana dois dias antes do previsto pelos técnicos do governo estadual.

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididos em três trechos: 

  • Trecho 1: Comércio a Ilha de São João
  • Trecho 2 vai de Paripe a Águas Claras
  • Trecho 3: Águas Claras a Piatã. 

As intervenções incluem drenagem, macrodrenagem, construção de encostas, serviço de iluminação e obras de urbanização. A conclusão da obra está prevista para 2028.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) reiterou que os primeiros testes técnicos devem ser iniciados no início de 2026. “Em breve, a população soteropolitana que cruza a cidade todos os dias vai poder usufruir desse moderno meio de transporte”, garantiu. “Estamos fazendo esse investimento importante para devolver ao Subúrbio o seu lugar de destaque”, incrementou.

Trens do VLT de Salvador expostos na Avenida Paralela | Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Do monotrilho ao VLT de Salvador: o que mudou

O primeiro projeto, firmado em 2018 com a empresa chinesa Skyrail, ligada à BYD, previa a implantação de um monotrilho elevado de 23,28 km com 21 estações. Após atrasos, paralisações e mudança de governo, o contrato foi rescindido em 2023.

O novo projeto, lançado em 2024, opta por um VLT de superfície, com maior extensão (36,4 km), mais estações (34), custo mais elevado (R$ 5 bilhões) e integração aprimorada com o metrô. A tecnologia adotada é considerada mais viável técnica e financeiramente, especialmente por se adequar melhor ao traçado urbano e permitir um menor impacto ambiental e visual.

Lista de estações por trecho

Trecho 1 – Ilha de São João a Calçada (16,7 km)

  1. Ilha de São João
  2. Olindina
  3. Paripe
  4. Coutos
  5. Setúbal
  6. Periperi
  7. Praia Grande
  8. Escada
  9. Itacaranha
  10. São Brás
  11. Plataforma
  12. São João
  13. União
  14. Lobato
  15. Viaduto Suburbana
  16. Santa Luzia
  17. Baixa do Fiscal
  18. Calçada
  19. Calçada 2
  20. São Joaquim
  21. Ferry-Boat
  22. Hospital da Marinha
  23. Instituto do Cacau
  24. Mercado Modelo

Trecho 2 – Paripe a Águas Claras (9,2 km)

  1. São Luiz
  2. Base Naval
  3. Via Bronze
  4. Moema
  5. Valença
  6. Hospital do Subúrbio
  7. Valéria
  8. Águas Claras (estação de integração com o metrô e a nova rodoviária)

Trecho 3 – Águas Claras a Piatã (10,5 km)

  1. Castelo Branco
  2. Regional
  3. Cajazeiras
  4. Alphaville
  5. Bairro da Paz
  6. Solaris
  7. Senai
  8. Piatã
  9. Orla

Trens do VLT de Salvador | Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Expansões do VLT de Salvador

Em julho, Jerônimo recuou e decidiu ampliar o modal até o Comércio. Antes, o governador indicou que a prioridade era levar o transporte até Alagoinhas, a 123,2 km da capital baiana.

Na expansão até o Comércio, Jerônimo assinou duas autorizações fundamentais para o avanço do projeto: o aditivo contratual do Lote 1, que compreende o trecho entre Calçada e Comércio, e o lançamento do edital de Sinalização e Telecomunicações dos Lotes 1, 2 e 3. A iniciativa contou com a presença do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Além destas, o governo da Bahia contratou empresa de consultoria para realizar estudos técnicos a fim de ampliar o VLT de Salvador. O projeto visa levar mais estações a pontos da região metropolitana, como Simões Filho e Candeias.

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