Governo estuda ampliação do VLT de Salvador na região metropolitana

Projeto visa levar mais estações do VLT de Salvador a pontos da região metropolitana, como Simões Filho e Candeias

Por Matheus Caldas.

O governo da Bahia contratou empresa de consultoria para realizar estudos técnicos a fim de ampliar o VLT de Salvador. O projeto visa levar mais estações a pontos da região metropolitana, como Simões Filho e Candeias.

Segundo documentos obtidos com exclusividade pelo Aratu On, o intuito é ampliar o VLT de Salvador nas rodovias BA-528 (Estrada do Derba), BA-526 e BR-324. Não há detalhamento, no entanto, dos pontos exatos nos quais aconteceria a eventual ampliação.

Além dessas três rodovias, o governo cita a possibilidade de incluir, no escopo da expansão, as BAs-521 e 524, nas proximidades do Porto de Aratu, em Candeias.

Atualmente, a BA-528, mais conhecida como Estrada do Derba, já está em obras para receber trecho do VLT, que ligará Ilha de São João, em Simões Filho, a Águas Claras, em Salvador.

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VLT de Salvador é construído entre Cidade Baixa, Piatã e Ilha de São João | Foto: divulgação/GOVBA

A expansão incluiria a ligação da Estrada do Derba à BA-526. O documento não menciona exatamente qual ponto desta rodovia receberia o VLT. A pista possui 25,5 km e liga Simões Filho a Lauro de Freitas e ao bairro de São Cristóvão, em Salvador.

Outra rodovia que pode receber a expansão do VLT é a BR-324. O documento também não detalha qual trecho está sob o escopo das avaliações, mas a rodovia faz ligação entre Simões Filho, BA-526 e Candeias, pontos citados no indicativo feito pelo governo.

Apesar de não haver menção aos pontos exatos de ampliação, o governo fala em “potencial de integração à concessão do VLT de Salvador”. 

Consultoria para ampliação do VLT

Diante deste intuído de expandir o modal, a Companhia de Transportes do Estado (CTB) contratou, via dispensa de licitação, a empresa Modera Engenharia. A empresa receberá R$ 95,5 mil para avaliar promover estudos e análises de viabilidade técnica, operacional e econômico-financeira.

VLT de Salvador

Atualmente, o veículo leve sob trilhos da capital baiana possui três trechos, cujas obras são realizadas simultaneamente:

•    Trecho 1: da Ilha de São João à Estação Comércio (16,7 km), sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador;

•    Trecho 2: de Paripe a Águas Claras (9,2 km), executado pelo Consórcio VLT Lote 2;

•    Trecho 3: de Águas Claras a Piatã (10,5 km), com integração ao metrô no Bairro da Paz, a cargo do Consórcio Bahia Atlântico.

A integração com o metrô acontecerá na Estação Águas Claras, onde também é construída a nova rodoviária da capital baiana. 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou, ainda, autorizou o início da expansão, em Salvador, do VLT até o Comércio, numa integração com a Estação Calçada.

Há, ainda, outro possível braço de ampliação: Alagoinhas, cidade situada a 123 km de Salvador.

Região do Porto de Aratu pode receber VLT | Foto: Wilson Sons

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