Governo estuda ampliação do VLT de Salvador na região metropolitana
Projeto visa levar mais estações do VLT de Salvador a pontos da região metropolitana, como Simões Filho e Candeias
Por Matheus Caldas.
O governo da Bahia contratou empresa de consultoria para realizar estudos técnicos a fim de ampliar o VLT de Salvador. O projeto visa levar mais estações a pontos da região metropolitana, como Simões Filho e Candeias.
Segundo documentos obtidos com exclusividade pelo Aratu On, o intuito é ampliar o VLT de Salvador nas rodovias BA-528 (Estrada do Derba), BA-526 e BR-324. Não há detalhamento, no entanto, dos pontos exatos nos quais aconteceria a eventual ampliação.
Além dessas três rodovias, o governo cita a possibilidade de incluir, no escopo da expansão, as BAs-521 e 524, nas proximidades do Porto de Aratu, em Candeias.
Atualmente, a BA-528, mais conhecida como Estrada do Derba, já está em obras para receber trecho do VLT, que ligará Ilha de São João, em Simões Filho, a Águas Claras, em Salvador.
+ Entenda ponto a ponto como será o VLT de Salvador
A expansão incluiria a ligação da Estrada do Derba à BA-526. O documento não menciona exatamente qual ponto desta rodovia receberia o VLT. A pista possui 25,5 km e liga Simões Filho a Lauro de Freitas e ao bairro de São Cristóvão, em Salvador.
Outra rodovia que pode receber a expansão do VLT é a BR-324. O documento também não detalha qual trecho está sob o escopo das avaliações, mas a rodovia faz ligação entre Simões Filho, BA-526 e Candeias, pontos citados no indicativo feito pelo governo.
Apesar de não haver menção aos pontos exatos de ampliação, o governo fala em “potencial de integração à concessão do VLT de Salvador”.
Consultoria para ampliação do VLT
Diante deste intuído de expandir o modal, a Companhia de Transportes do Estado (CTB) contratou, via dispensa de licitação, a empresa Modera Engenharia. A empresa receberá R$ 95,5 mil para avaliar promover estudos e análises de viabilidade técnica, operacional e econômico-financeira.
VLT de Salvador
Atualmente, o veículo leve sob trilhos da capital baiana possui três trechos, cujas obras são realizadas simultaneamente:
• Trecho 1: da Ilha de São João à Estação Comércio (16,7 km), sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador;
• Trecho 2: de Paripe a Águas Claras (9,2 km), executado pelo Consórcio VLT Lote 2;
• Trecho 3: de Águas Claras a Piatã (10,5 km), com integração ao metrô no Bairro da Paz, a cargo do Consórcio Bahia Atlântico.
A integração com o metrô acontecerá na Estação Águas Claras, onde também é construída a nova rodoviária da capital baiana.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou, ainda, autorizou o início da expansão, em Salvador, do VLT até o Comércio, numa integração com a Estação Calçada.
Há, ainda, outro possível braço de ampliação: Alagoinhas, cidade situada a 123 km de Salvador.
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