Jerônimo volta atrás e decide ampliar VLT até Comércio

Em maio, governador Jerônimo Rodrigues tinha dito que a prioridade não era o Comércio, mas sim Alagoinhas

Por João Tramm.

Após negar interesse em levar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até o Comércio, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) volta atrás e anuncia autorização para expandir o modal. Em maio, o chefe do Executivo tinha afirmado que pretendia primeiro levar o transporte até Alagoinhas, ao invés de planejar obras para a Ribeira ou para o próprio Comércio.

Dessa vez, Jerônimo assinou duas autorizações fundamentais para o avanço do projeto: o aditivo contratual do Lote 1, que compreende o trecho entre Calçada e Comércio, e o lançamento do edital de Sinalização e Telecomunicações dos Lotes 1, 2 e 3. A iniciativa contou com a presença do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT).

 Jerônimo volta atrás e decide ampliar VLT até comércio; Foto:Feijão Almeida/GOVBA

“Estamos ampliando o VLT da Calçada até o Comércio, com mais seis estações, garantindo acesso facilitado a pontos como a Feira de São Joaquim, o Moinho, o Instituto do Cacau e o Porto, além de melhorar o deslocamento até o Bonfim e o Subúrbio. Também vamos licitar obras de iluminação, sinalização e instalação de câmeras ao longo do trajeto, integrando o sistema à segurança pública e à gestão de serviços da prefeitura”, afirmou o governador.

VLT até o Comércio

 A ampliação do contrato do Lote 1 do VLT abrange o trecho entre Calçada e Comércio, área estratégica por integrar modais como ônibus, metrô e transporte marítimo. O investimento de R$ 113 milhões será destinado principalmente a obras de drenagem entre a Calçada e o Terminal Turístico, passando pelo Ferry-Boat e o Hospital da Marinha.

Outro edital, com valor previsto de R$ 446 milhões, trata da instalação dos sistemas de sinalização, telecomunicações e controle de trens nos três lotes do VLT. Os recursos virão do Orçamento Geral da União, com contrapartida do governo estadual.

A infraestrutura contará com Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas eletrônicas, fibra óptica para integração ao metrô, câmeras com inteligência artificial e painéis com informações em tempo real. O sistema será operável remotamente, com foco em eficiência e segurança.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executado pela CTB, o VLT de Salvador terá 36 km de trilhos, 34 paradas e previsão de atender cerca de 100 mil passageiros por dia. O investimento total gira em torno de R$ 5 bilhões.

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Foto: Ascom/Gov-BA

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