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Jerônimo vistoria obras do VLT no trecho do Subúrbio, orçadas em R$ 4,6 bilhões

O VLT será entregue de forma gradual, com previsão de integração entre bairros do Subúrbio e outras áreas, como Ilha de São João, Paripe, Águas Claras e Piatã

Por Da Redação

Jerônimo vistoria obras do VLT no trecho do Subúrbio, orçadas em R$ 4,6 bilhõesCanteiro de obras do VLT na Calçada | Foto: divulgação/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), realizou nesta segunda-feira (16) vistoria nas obras do VLT de Salvador. O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) acompanhou a inspeção do primeiro trecho do projeto, que terá 16 quilômetros de extensão e ligação entre a estação da Calçada e Paripe. Algumas etapas de construção desse trecho já estão em estágio avançado. 


O VLT será entregue de forma gradual, com previsão de integração entre bairros do Subúrbio e outras áreas, como Ilha de São João, Paripe, Águas Claras e Piatã. Durante a vistoria, Jerônimo destacou os benefícios do projeto: “A gente quer que o povo tenha um transporte coletivo de qualidade, de primeiro mundo. Nessa etapa, existe todo o nosso cuidado, não só com o trajeto, como com a estrutura das estações e seu entorno. Estamos colocando na nossa pauta mais encostas, mais serviço de água, mais escolas de ensino integral. E as pessoas vão ganhar tempo, vão chegar desestressadas em casa. É isso que a gente quer”.


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A obra já conta com a instalação de 39.636 metros de trilhos e 2.202 barras de trilho, estocadas nas áreas da Calçada e Periperi. Parte do material elétrico também foi testada. Segundo o gerente do Lote 1 da obra, Rogério Rosado, o projeto avança na recuperação do subleito e na aplicação de base para fixação dos trilhos. “Já fizemos a limpeza do trecho, recuperação de boa parte do subleito e aplicação de base. Na sequência, entra a parte da laje, que dá fixação aos trilhos. A gente tem 17 paradas daqui até Paripe”, explicou Rosado.


O VLT, desenvolvido pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), funcionará por propulsão elétrica, sem emissão de poluentes, e terá capacidade para transportar aproximadamente 100 mil passageiros por dia. A secretária da Sedur, Jusmari Oliveira, enfatizou a importância do projeto: “Esse equipamento vai dar uma qualidade de vida para a população do Subúrbio e da Região Metropolitana. É uma das maiores obras do país, cravando a marca desse governo, de modernidade, de cuidado com as pessoas, de segurança”.


O projeto do VLT está dividido em três lotes. O Lote 1, que liga a Calçada à Ilha de São João, possui 16,6 quilômetros de extensão e um investimento de R$ 1,4 bilhão. O Lote 2, que vai de Paripe a Águas Claras, abrange 9,2 quilômetros e tem recursos de R$ 1 bilhão. Já o Lote 3, entre Águas Claras e Piatã, tem 10,5 quilômetros e custo estimado em R$ 791 milhões. Ao todo, o modal percorrerá 36,4 quilômetros, com 34 estações ao longo do trajeto.


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Além do transporte de passageiros, o projeto contempla a construção de uma unidade de beneficiamento de pescados na parada São Braz, no bairro de Plataforma. Essa unidade será integrada ao sistema do VLT, permitindo o transporte de até 240 quilos de mercadorias em vagões adaptados, beneficiando marisqueiras e ambulantes. Outras iniciativas incluem a criação de um mercado no Parque das Ruínas, também em Plataforma, e a modernização da estação da Calçada.


O investimento total do projeto é de R$ 4,62 bilhões, sendo R$ 3,4 bilhões destinados às obras civis, R$ 400 milhões para sistemas de comunicação e sinalização, e R$ 820 milhões para aquisição de material rodante. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado nos três lotes, com construções de viadutos, estações e infraestrutura para integração com outros sistemas de transporte em Salvador e na Região Metropolitana.


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