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VLT de Salvador terá vagões adaptados para marisqueiras e ambulantes

Os trens do VLT, que começaram a chegar à fábrica da CAF em Hortolândia (SP) esta semana para testes técnicos, passarão por adaptações para acomodar as marisqueiras

Por Matheus Caldas

VLT de Salvador terá vagões adaptados para marisqueiras e ambulantes
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana terá alguns vagões adaptados para atender às necessidades de marisqueiras e ambulantes, conforme solicitado pelo Governo do Estado. As modificações garantirão o transporte seguro de caixas térmicas e outros materiais utilizados por esses trabalhadores, sem prejudicar o conforto dos demais passageiros.
"Estamos confiantes com o avanço das frentes de trabalho e esse foi mais um pedido nosso. Queremos garantir segurança e conforto para as nossas marisqueiras e ambulantes. Então, quem leva seu isopor, seu cooler, sua caixa, terá um local apropriado no vagão, com segurança e conforto", afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
A iniciativa foi discutida durante uma reunião entre o governador e a direção da empresa Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), nesta quarta-feira (23), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Ana Claudia Nascimento, diretora-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), informou que o cronograma do projeto está mantido. "A CTB se mantém comprometida em cumprir o cronograma estabelecido, com a expectativa de que, no início de 2026, já tenhamos o primeiro trecho, da Calçada até o Lobato, em operação assistida", disse.
Os trens do VLT, que começaram a chegar à fábrica da CAF em Hortolândia (SP) esta semana para testes técnicos, passarão por adaptações para acomodar as marisqueiras. Os veículos foram adquiridos pela Bahia e são fabricados na Espanha, com atualizações tecnológicas recentes.
Renato Meireles, diretor-presidente da CAF Brasil, destacou que os trens recebidos pela Bahia terão tecnologia de ponta. “É um trem super atual, considerado o estado da arte em termos tecnológicos, e tudo que tiver sido melhorado será incorporado. Os trens, que serão recebidos pela Bahia, terão as mesmas condições de um trem novo, características idênticas de operação e manutenção”, explicou.
A previsão é que 40 trens com capacidade para 400 passageiros, sendo 77 sentados e 323 em pé, com acessibilidade e sistemas de segurança, comecem a chegar a Salvador no segundo semestre de 2025. A expectativa é de que até 2028 todos estejam em operação.
Em setembro, as obras do VLT avançaram com a chegada dos primeiros trilhos ao canteiro de obras no bairro da Calçada. Ao todo, foram transportadas 369 barras de trilhos para a capital.
O projeto do VLT, com obras iniciadas em junho de 2024, abrange 36,4 quilômetros de trilhos e 34 paradas, ligando a Ilha de São João a Piatã. A primeira fase, entre a Calçada e o Lobato, deve entrar em operação em 2026, e há estudos para ampliar o percurso até o Comércio.
A CAF, fabricante dos trens, é uma multinacional espanhola fundada em 1917, especializada em soluções ferroviárias, com operações em mais de 60 países. A empresa é responsável pela revisão e adaptação dos trens adquiridos pelo Governo da Bahia.
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