Testes com trens do VLT podem acontecer no fim do ano, diz Jerônimo

Os trens que farão a operação do VLT estão, no momento, em processo de manutenção

Por, Matheus Caldas e Bruna Castelo Branco.

Os primeiros testes com os trens do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador devem acontecer no final deste ano. A estimativa foi apresentada nesta terça-feira (29) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante assinatura da ordem de serviço para requalificação para a Estação Calçada, na Cidade Baixa.

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Os primeiros testes com os trens do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador devem acontecer no final deste ano. | Foto: Feijão Almeida/GovBA

Segundo Jerônimo, os trens farão a operação assistida também com passageiros. “Estamos chegando a quase 20% da obra. A nossa expectativa é que a gente possa até o final do ano, em dezembro, receber trens para fazer os testes sem gente dentro e na sequência com gente dentro”.

Os trens que farão a operação do VLT estão, no momento, em processo de manutenção, em Hortolândia, cidade do interior de São Paulo.

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Os vagões foram comprados pela Bahia das mãos de Cuiabá. Os trens faziam parte do projeto do VLT da capital mato-grossense, cujo funcionamento era previsto para a Copa do Mundo de 2014. O modal, no entanto, nunca saiu do papel.

Os vagões foram comprados pela Bahia das mãos de Cuiabá. | Foto: Matheus Caldas/Aratu On

O VLT de Salvador terá três trechos. No evento, o governo apresentou o andamento dos três lotes que compõem o projeto. O Lote 1, que conecta a Estação da Calçada à Ilha de São João, está com 18,67% das obras concluídas e já recebeu R$ 264 milhões em investimentos. O Lote 2, entre Paripe e Águas Claras, está com 13,30% de execução e soma R$ 144 milhões em aportes. Já o Lote 3, trecho final entre Águas Claras e Piatã, segue em fase inicial, com 1,51% de avanço e R$ 12 milhões investidos até o momento.

“Nesse primeiro lote, estamos com a obra bem avançada, com trilho no chão, com cabos tanto de energia, quanto de comunicação, tubulação de banco, tubulação de drenagens. No segundo trecho, que vai até Águas Claras, nós também já temos ações concretas e o terceiro que nós já estamos com a ação de projeto. Nós estamos nos três lotes ao mesmo tempo, com quase meio bilhão de reais de investimento”, detalhou Jerônimo.

O VLT substituirá o antigo trem do subúrbio, conectando a Ilha de São João, o Subúrbio Ferroviário, o centro e a orla da cidade. Com 36,4 quilômetros de extensão e 34 paradas, o novo modal promete modernizar o transporte público da capital baiana.

A previsão do governo estadual é de que o primeiro lote da obra seja entregue ainda no primeiro semestre de 2026. Até o momento, Jerônimo aponta que o governo da Bahia já investiu cerca de R$ 500 milhões.

A previsão é de que o primeiro lote da obra seja entregue ainda no primeiro semestre de 2026. | Foto: Feijão Almeida/GovBA

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