Governo autoriza início do processo de expansão do metrô até Campo Grande

Atualmente, a Linha 1 do metrô vai da Lapa até Águas Claras

Por Bruna Castelo Branco.

A expansão do metrô de Salvador vai acontecer, segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur). Ao Aratu On, a pasta confirmou que autorizou a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) a adotar as providências iniciais para a contratação dos projetos e obras do Tramo 4 da Linha 1, com o objetivo de ligar a estação da Lapa ao Campo Grande.


Atualmente, a Linha 1 do metrô vai da Lapa até Águas Claras. Com a ampliação prevista para o Tramo 4, o modal ganhará um percurso subterrâneo de 1,2 km, que vai até uma nova estação, que deve ser instalada na Praça do Campo Grande.


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Com a ampliação prevista para o Tramo 4, o modal ganhará um percurso subterrâneo de 1,2 km. | Foto: CCR Metrô

Com a ampliação prevista para o Tramo 4, o modal ganhará um percurso subterrâneo de 1,2 km. | Foto: CCR Metrô




O novo trecho, segundo a Sedur, será operado pela CCR Metrô, empresa responsável também pelas linhas do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas.


Para viabilizar a expansão, a CTB e a Sedur realizaram um levantamento topográfico, georreferenciamento e identificação de pontos de sondagem.


Em maio de 2024, a expansão foi incluída no Novo PAC, do governo federal. O custo estimado da obra é de R$ 1,5 bilhão. A obra até o Campo Grande marca o início da expansão do sistema metroviário até a Barra.


O ex-governador Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil, prometeu, em 2019, que esta estação seria entregue em 2022, último ano do seu governo. A promessa, contudo, não foi cumprida. O projeto faz parte da primeira etapa de expansão do sistema metroviário até a Barra.


Em maio de 2023, o Aratu On produziu matéria delineando o contexto da expansão, cujos estudos, segundo a CTB, estava em fase de análises.


Especialistas consultados pela reportagem criticaram o governo e consideraram que havia falta de transparência no processo. Os estudiosos reclamam da ausência de discussões com a sociedade civil sobre o tema.


Para viabilizar a expansão, a CTB e a Sedur realizaram um levantamento topográfico. | Foto: CCR Metrô

Para viabilizar a expansão, a CTB e a Sedur realizaram um levantamento topográfico. | Foto: CCR Metrô



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