Trecho da BR-116 é reaberto após reparos em buraco provocado pela chuva
Cratera abriu na região de Tucano na sexta: Trecho da BR-116 é reaberto após reparos em buraco provocado pela chuva
Por João Tramm.
A circulação de veículos na BR-116 foi restabelecida neste sábado (22), na região de Tucano, no interior da Bahia. A via chegou a ficar bloqueada completamente nos dois sentidos na sexta-feira (21), após a abertura de uma grande erosão causada pelas fortes chuvas que atingiram o estado. Após ação de manutenção, o trecho da BR-116 é reaberto após reparos em buraco provocado pela chuva
Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) — órgão que administra o trecho após a saída da Via Bahia — atuaram em um serviço emergencial.

Trecho da BR-116 é reaberto após reparos em buraco provocado pela chuva
Imagens feitas por motoristas na sexta-feira mostravam a dimensão do buraco. No local onde a pista cedeu, era possível ver uma grande quantidade de lama. Vários caminhoneiros precisaram dar marcha à ré para evitar passar pelo ponto interditado.
O DNIT informou que trabalhou cerca de aproximadamente 12 horas ininterruptas de trabalho. Após isso, a rodovia foi liberada por volta de 0h30 deste sábado.
Jerônimo promete ações do governo diante das chuvas na Bahia
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta sexta-feira (21), que o governo do estado continua monitorando as chuvas na Bahia. Ele garantiu que o Estado presta assistência às regiões mais afetadas, como Salvador e Araci.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros seguem mobilizados para atender ocorrências e apoiar as prefeituras. Outras secretarias também atuam em regime de alerta. A Secretaria de Saúde acompanha possíveis impactos na rede assistencial, enquanto a Seinfra busca restabelecer a energia em áreas onde houve interrupções provocadas pelas chuvas na Bahia. “As escolas estaduais permanecem de plantão para oferecer apoio quando necessário. Estamos em contato com a Defesa Civil Nacional, acompanhando tudo em conjunto”, disse o petista, nas redes sociais.
Nestes dias de chuva, a Bahia foi atingida por mais de 90 mil raios entre quarta-feira (19) e sexta-feira (21), segundo dados da Climatempo utilizados pela Neoenergia Coelba. Os temporais também provocaram ventos fortes, que derrubaram árvores e objetos sobre a rede elétrica em várias regiões da Bahia.
Com o aumento de ocorrências, a Neoenergia Coelba mantém equipes reforçadas em campo para monitorar o sistema e agilizar o atendimento. Alagamentos e vias bloqueadas em diversos municípios da Bahia têm dificultado o deslocamento dos profissionais.
Serviços essenciais, como unidades de saúde, escolas e sistemas de abastecimento de água, estão sendo priorizados. O efetivo seguirá mobilizado até que todos os clientes tenham o fornecimento restabelecido.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).