Chuva em Salvador causa deslizamentos, alagamento e queda de árvore
Acumulado de chuva em Salvador em 1 hora atinge 75% do previsto para o mês, alagando bairros como Federação, Ondina, Rio Vermelho e a venidas como a Paralela e Bonocô
Por Júlia Naomi.
A chuva em Salvador causou alagamentos e transtornos em diversos locais da cidade, na tarde desta quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um alerta laranja, que também indica trovões, rajadas de ventos e risco de deslizamento de terras.

A intensidade das chuvas causou um deslizamento no bairro de Sussuarana, nas proximidades da Avenida Ulysses Guimarães. Áreas como Lucaia, Vale do Canela e Iguatemi, além de Bairros como Nordeste de Amaralina, Federação, Barra, também foram afetados, assim como as avenidas Paralela, Bonocô e San Martin. Devido a um deslizamento de terra, uma árvore de pequeno porte caiu na Avenida Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com um cidadão que passava pela Avenida Milton Santos, no bairro de Ondina, no fim desta tarde, a localidade estava alagada, impedindo o fluxo do trânsito. Já nas proximidades do antigo McDonald's do Rio Vermelho, onde hoje está localizado um supermercado RedeMix, apenas veículos altos conseguiam transitar.
Deslizamento em Sussuarana
De acordo o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, a cidade registrou cerca de 80 milímetros de precipitação em apenas uma hora, valor que corresponde a 75% do volume da média histórica para todo o mês de novembro (108,2 mm). O bairro do Rio Vermelho registrou o maior acumulado de chuvas, com 100,06 milímetros nas últimas 24h, dos quais 72,2 milímetros correspondem ao período entre 16h e 17h de hoje (20).
Alagamento na Avenida Paralela
Alagamento na Barra, Avenida Centenário
No acumulado das últimas 24 horas, o bairro da Barra foi o segundo mais afetado, com 73,6 milímetros de precipitação. Quando considerado apenas o período entre as 16h e 17h, a região foi a oitava mais afetada na cidade, com 47,6 milímetros.
De uma hora pra outra. Em menos de 30 minutos, a Centenário alagou inteira. Que chuva é essa em Salvador? Escapei por pouco, cheguei em casa agorinha. pic.twitter.com/GOvf5y1PDe
— XCris (@siquara) November 20, 2025
Acúmulo de água na Avenida Bonocô
O diretor reforçou orientações de segurança à população. “Em caso de risco, não vacile, se afaste imediatamente. Disque 199 e aguarde a chegada de um dos nossos técnicos para que seja realizada a vistoria e assim garantida a sua segurança”, alertou.
Até quando vai ter chuva em Salvador? Saiba como fica o tempo
Até quando vai chover em Salvador? Quem esperava sol para curtir o feriadão da Consciência Negra em Salvador, nesta quinta-feira (20), vai precisar de guarda-chuva. A capital baiana segue com alerta duplo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): laranja, que indica perigo, e amarelo, de perigo potencial.

Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o feriado segue com 90% de chances de chuva, com temperaturas variando entre 21°C e 26°C. O mesmo cenário deve se manter na sexta-feira, com clima instável e possibilidade de pancadas ao longo do dia.
Para o final de semana, a previsão também indica continuidade das chuvas. Conforme o Climatempo, o sábado será de sol entre nuvens, com chuvas rápidas durante o dia e à noite. As temperaturas sobem, com máxima de 28°C e mínima de 23°C, e a probabilidade de chuva chega a 94%.
Já no domingo, o dia deve alternar entre sol e muitas nuvens, com chuva passageira. À noite, o tempo tende a ficar mais firme, apesar da nebulosidade. As temperaturas variam entre 24°C e 29°C.
Alertas meteorológicos
Na quarta-feira (19), o Inmet emitiu alertas para Salvador e outros municípios baianos.
O alerta laranja atinge a capital, Feira de Santana e mais 114 cidades, onde o volume de chuva pode chegar a 100 mm, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.
Já o alerta amarelo abrange todos os 417 municípios da Bahia, com previsão de até 50 mm de chuva por dia e ventos de até 60 km/h. Segundo o Inmet, há baixo risco de cortes de energia, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).