Alerta laranja: até quando chove em Salvador?
Inmet emite alerta laranja para acumulado de chuva na Bahia; veja lista completa de municípios, entre eles Salvador, que serão afetados
Por Laraelen Oliveira.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na terça-feira (11) um alerta laranja, de perigo, para acumulado de chuva em boa parte dos municípios baianos, incluindo Salvador. O aviso tem validade até as 23h59 desta quarta-feira (12) e aponta para a possibilidade de volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Em Salvador, a quinta-feira (13) será de céu parcialmente nublado com chuva, segundo a Codesal. Na sexta-feira (14), o tempo deve melhorar, com previsão de céu claro e parcialmente nublado na capital baiana.

Chuva em Salvador
Por conta da atuação de uma frente fria em Salvador, foram registrados, no período das últimas 12 horas, volumes de chuvas de 128 mm. O acumulado é superior à média histórica prevista para todo o mês de novembro na capital baiana, que é de 108,2 mm, segundo a estação meteorológica de referência, em Ondina.
O bairro em que mais choveu nas últimas 24 horas foi Nova Brasília, com acumulados de mais de 157,6 mm, seguido de Brotas (152,2 mm) e Bosque Real (150,8 mm).
Devido ao risco de deslizamento de terra e previsão da continuidade das chuvas, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) mudou o Nível de Observação para o de Atenção, seguindo os protocolos do Plano de Proteção da Defesa Civil (PPDC).
“Pedimos a atenção de todos, pois o volume de chuvas é superior ao esperado para o mês de novembro. A chuva deve continuar durante toda a quarta-feira. As nossas equipes de campo, formadas por engenheiros, arquitetos e geólogos, estão em campo, realizando vistorias para garantir a segurança de todos. Não vacile: em caso de risco, se afaste imediatamente e disque 199, aguardando chegada de um técnico”, disse o diretor-geral da Codesal.

Ocorrências
Foi registrado um desabamento na Rua Manoel José, no bairro de Cajazeiras 2, que resultou no soterramento de duas pessoas. Uma equipe da Codesal acompanhou a retirada das vítimas pelo Corpo de Bombeiros, que foram atendidas por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Também ocorreu o desprendimento de uma geomanta na Trabessa Joanes Melo, no bairro de Narandiba, devido à ruptura de drenagem ocasionada pelas intensas chuvas.
Rajadas de vento em Salvador
Segundo o meteorologista do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), Giuliano Carlos do Nascimento, uma frente fria provoca intensas chuvas na capital baiana acompanhada de intensas rajadas de vento.
"Por meio da análise de imagens de satélite, diferente de informação veiculada por outras fontes, é possível verificar que o sistema atuante não se configurou em Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A ausência de umidade vinda da região Amazônica até o Oceano Atlântico fica bem representativo nas imagens de satélite. Então o que está atuando aqui é uma frente fria", afirmou.

Plantão da Codesal
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.
Inmet alerta sobre enchentes ou deslizamentos
As áreas que estão sob maior atenção são o Nordeste Baiano, a Região Metropolitana de Salvador, o Centro Norte, Centro Sul e Sul Baiano. O Inmet também alerta que cidades com histórico de enchentes ou deslizamentos devem adotar medidas preventivas diante da previsão de chuvas intensas.

Além do aviso laranja, o instituto mantém em vigor um alerta amarelo, de perigo potencial, que começou na segunda-feira (10) e vai seguir até sexta-feira (14). Esse alerta abrange as mesmas regiões da Bahia e também o Leste e Agreste Sergipano, com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Nesse caso, o risco é menor, mas ainda há possibilidade de alagamentos pontuais e pequenos deslizamentos.
Confira a lista de municípios que serão afetados pela chuva no site do Inmet.
Leia também: Piatã e Rio Vermelho registram maior acumulado de chuva em Salvador
Leia também: Paraná confirma 7ª morte após passagem de tornado
Leia também: Chuva em Salvador provoca alagamentos e queda de árvore; veja
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).