Salvador registra em 1h quase toda a média de chuva de novembro
Média de chuva de novembro é de 108,2 mm. Os bairros da Barra e Nordeste de Amaralina foram os mais atingidos
Uma frente fria se aproximou da capital nas últimas horas e, segundo a Defesa Civil, em apenas uma hora as chuvas em Salvador atingiram 80 mm, volume que corresponde a quase toda a média de chuva de novembro, de 108,2 mm.
Os bairros da Barra e Nordeste de Amaralina foram os mais atingidos. De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), ambas as regiões registraram mais de 50 mm de chuva na última hora.

O diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macedo, informou que as equipes seguem mobilizadas para atender possíveis ocorrências e reforçou o alerta para moradores de áreas de risco.
A Codesal orienta que a população mantenha atenção redobrada durante o período chuvoso e acione o número 199 em caso de emergência.
Até quando vai chover em Salvador?
Quem esperava sol para curtir o feriadão da Consciência Negra em Salvador, nesta uinta-feira (20), vai precisar de guarda-chuva. A capital baiana segue com alerta duplo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): laranja, que indica perigo, e amarelo, de perigo potencial.
Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o feriado segue com 90% de chances de chuva, com temperaturas variando entre 21°C e 26°C. O mesmo cenário deve se manter na sexta-feira, com clima instável e possibilidade de pancadas ao longo do dia.
Para o final de semana, a previsão também indica continuidade das chuvas. Conforme o Climatempo, o sábado será de sol entre nuvens, com chuvas rápidas durante o dia e à noite. As temperaturas sobem, com máxima de 28°C e mínima de 23°C, e a probabilidade de chuva chega a 94%.
Já no domingo, o dia deve alternar entre sol e muitas nuvens, com chuva passageira. À noite, o tempo tende a ficar mais firme, apesar da nebulosidade. As temperaturas variam entre 24°C e 29°C.

Alertas meteorológicos
Na quarta-feira (19), o Inmet emitiu alertas para Salvador e outros municípios baianos.
O alerta laranja atinge a capital, Feira de Santana e mais 114 cidades, onde o volume de chuva pode chegar a 100 mm, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.
Já o alerta amarelo abrange todos os 417 municípios da Bahia, com previsão de até 50 mm de chuva por dia e ventos de até 60 km/h. Segundo o Inmet, há baixo risco de cortes de energia, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).