Mansão do Caminho: conheça um dos principais legados de Divaldo Franco

O médium e líder espírita Divaldo Pereira Franco faleceu na noite de terça-feira (13), aos 98 anos

Por Bruna Castelo Branco.

O médium e líder espírita Divaldo Pereira Franco faleceu na noite de terça-feira (13), em Salvador, aos 98 anos. Reconhecido pela atuação no espiritismo e extensa obra social, Divaldo, natural da cidade de Feira de Santana, encerra uma trajetória marcada pelo serviço ao próximo. Segundo nota oficial, ele enfrentava um câncer de bexiga desde novembro do ano passado e morreu em decorrência de um quadro de falência múltipla dos órgãos.

+ Morte de Divaldo Franco chama atenção para riscos do câncer de bexiga

Foto: Tom Almeida Fotografia

Um dos principais legados do médium é a Mansão do Caminho, instituição fundada em 1952 ao lado de Nilson de Souza Pereira, conhecido como Tio Nilson, localizada no bairro Pau da Lima, onde também residia.

Com base no tripé educação, ação social e saúde, a Mansão do Caminho oferece atendimento diário a mais de 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. A instituição é mantida por doações da sociedade civil e de empresas parceiras. Desde a saída de Divaldo da administração, a presidência está sob responsabilidade de Mário Sérgio Pintus.

Mansão do Caminho

Na área educacional, mais de 2 mil alunos são atendidos diariamente. O percurso pedagógico inicia-se na Creche A Manjedoura, a partir dos três meses de idade, e segue até o ensino médio no Colégio Nilson de Souza Pereira.

A estrutura inclui também o Jardim de Infância Esperança, a Escola Alvorada Nova (pré-escola), a Escola Allan Kardec de Pirajá, a Escola de 1º Grau Jesus Cristo (ensino fundamental I e II) e atividades complementares realizadas no Centro Socioassistencial Integrado Ana Franco. As ações extracurriculares envolvem cursos artísticos e profissionalizantes. Os editais de participação são divulgados no site da Mansão do Caminho.

Foto: Jotta Fotografia

No campo social, destaca-se a Caravana Auta de Souza, que presta socorro diário a mais de 500 pessoas com doenças graves, idosos e gestantes. A Mansão também abriga o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o Centro de Apoio Familiar Hildete Franco, o Grupo de Ação Comunitária Lygia Banhos, o Projeto Encontros de Cidadania da Melhor Idade e promove campanhas de Natal com distribuição de cestas básicas.

Na área da saúde, a instituição oferece 34 especialidades médicas gratuitas, por meio do Centro de Saúde José Carneiro de Campos, do Laboratório Dr. Bezerra de Menezes e do Dispensário Ieunice Bispo – uma farmácia comunitária. Também são realizados atendimentos em fisioterapia, fonoaudiologia, arteterapia e yoga, além de grupos de apoio para gestantes e idosos.

Últimos momentos

Divaldo Franco descobriu o câncer ainda em estágio inicial e iniciou tratamento com radioterapia e pequenas doses de quimioterapia. No último mês, o estado dele se agravou, e o espírita passou a receber cuidados paliativos em casa, com suporte de equipe de home care.

A morte do médium repercutiu entre admiradores, representantes do espiritismo, entidades públicas e privadas. Considerado uma das maiores referências do espiritismo no Brasil, Divaldo deixa uma trajetória marcada pela caridade e pela fé. “A missão dele era servir, e ele cumpriu com devoção e amor ao próximo”, afirmou um dos representantes da instituição.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.