Onda de calor deve atingir a Bahia no final de setembro
A Bahia terá temperaturas atípicas nos últimos dias do inverno, com uma nova onda de calor, segundo previsão do Climatempo
Por Bruna Castelo Branco.
O Brasil terá temperaturas atípicas e ondas de calor nos últimos dias do inverno, segundo previsão do Climatempo. A partir desta quinta-feira (18), uma nova onda de calor deve se espalhar por diversas regiões do país, inclusive a Bahia, e se estender até o início da primavera — que começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 15h19, no horário de Brasília. Leia o boletim do Climatempo na íntegra.
Em fevereiro deste ano, Salvador registrou a maior temperatura da cidade em 2025 até então: 35,8º C. O dado foi obtido pela estação climatológica da Base Naval de Aratu.
+ Adaptação climática: Bahia lança edital para Combate à Desertificação
+ TCE aponta falhas e cobra planos do governo para meio ambiente na Bahia
Entre os dias 18 e 22 de setembro, o país registrará a sexta onda de calor de 2025. Em estados como Bahia, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Pará e Piauí, as temperaturas devem ficar ao menos 5 °C acima da média para o mês.
Em áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, os registros podem superar os 40 °C. “Capitais como Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Palmas podem ter novos recordes de calor para 2025”, informou o Climatempo.
+ A cor do seu carro pode deixar a sua cidade mais quente, diz estudo
Possibilidade de chuva
Apesar do calor intenso, não haverá tempo completamente seco. O ar úmido proveniente do Norte deve se espalhar pelo Centro-Oeste e Sudeste, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva em pontos isolados.
Essas precipitações podem ocorrer em forma de temporais, precedidas por cortinas de poeira levantadas pelo vento. O Climatempo também alerta para a formação de redemoinhos de poeira em algumas regiões.
Ilhas de Calor
Salvador participa de uma iniciativa para mapear áreas de maior concentração de calor, conhecidas como "ilhas de calor", com o objetivo de reforçar estratégias para proteger a população e turistas dos efeitos das altas temperaturas, intensificadas pelo aquecimento global.
A pesquisa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Defesa Civil de Salvador (Codesal). Sensores de temperatura instalados em veículos da Codesal serão utilizados para identificar os pontos mais vulneráveis ao calor.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).