Onda de calor deve atingir a Bahia no final de setembro

A Bahia terá temperaturas atípicas nos últimos dias do inverno, com uma nova onda de calor, segundo previsão do Climatempo

Por Bruna Castelo Branco.

O Brasil terá temperaturas atípicas e ondas de calor nos últimos dias do inverno, segundo previsão do Climatempo. A partir desta quinta-feira (18), uma nova onda de calor deve se espalhar por diversas regiões do país, inclusive a Bahia, e se estender até o início da primavera — que começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 15h19, no horário de Brasília. Leia o boletim do Climatempo na íntegra.

Em fevereiro deste ano, Salvador registrou a maior temperatura da cidade em 2025 até então: 35,8º C. O dado foi obtido pela estação climatológica da Base Naval de Aratu.

Adaptação climática: Bahia lança edital para Combate à Desertificação

TCE aponta falhas e cobra planos do governo para meio ambiente na Bahia

O Brasil terá temperaturas atípicas e ondas de calor nos últimos dias do inverno, segundo previsão do Climatempo. | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Entre os dias 18 e 22 de setembro, o país registrará a sexta onda de calor de 2025. Em estados como Bahia, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Pará e Piauí, as temperaturas devem ficar ao menos 5 °C acima da média para o mês.

Em áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, os registros podem superar os 40 °C. “Capitais como Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Palmas podem ter novos recordes de calor para 2025”, informou o Climatempo.

+ A cor do seu carro pode deixar a sua cidade mais quente, diz estudo

A partir desta quinta-feira (18), uma nova onda de calor deve se espalhar por diversas regiões do país, inclusive a Bahia. | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Possibilidade de chuva

Apesar do calor intenso, não haverá tempo completamente seco. O ar úmido proveniente do Norte deve se espalhar pelo Centro-Oeste e Sudeste, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva em pontos isolados.

Essas precipitações podem ocorrer em forma de temporais, precedidas por cortinas de poeira levantadas pelo vento. O Climatempo também alerta para a formação de redemoinhos de poeira em algumas regiões.

Ilhas de Calor

Salvador participa de uma iniciativa para mapear áreas de maior concentração de calor, conhecidas como "ilhas de calor", com o objetivo de reforçar estratégias para proteger a população e turistas dos efeitos das altas temperaturas, intensificadas pelo aquecimento global

A pesquisa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Defesa Civil de Salvador (Codesal). Sensores de temperatura instalados em veículos da Codesal serão utilizados para identificar os pontos mais vulneráveis ao calor.  

Salvador participa de uma iniciativa para mapear áreas de maior concentração de calor. | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.